top of page

Alunos da UFSM-FW participam da Jornada Acadêmica Integrada

A 34ª Jornada Acadêmica Integrada ocorre dos dias 21 a 25 de outubro, na Universidade Federal de Santa Maria


A JAI é um evento que ocorre todos os anos na UFSM. Foto: Divulgação


A JAI tem como objetivo estimular a iniciação dos alunos de graduação e pós-graduação no meio acadêmico, promover a troca de experiências, divulgar trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e assegurar o reconhecimento institucional destas ações.

O aluno Jeferson Matielo, acadêmico do curso de jornalismo, do quarto semestre, vai apresentar o projeto da agência experimental Da Hora da UFSM, campus de Frederico Westphalen. “Na JAI queremos mostrar como é o projeto da Agência Da Hora do curso de jornalismo, que há 13 anos exerce suas atividades, o projeto é um meio de comunicação muito reconhecido na região e convidado para fazer a cobertura de diversos festivais.”, explica Jeferson. O objetivo do projeto do acadêmico é mostrar, através de apresentação oral como funciona a realização das práticas de reportagens audiovisuais, empenho e produção das reportagens na prática.

Segundo a acadêmica do oitavo semestre do curso de agronomia, Jaíne Ferreira, a expectativa para a semana da JAI é conhecer gente nova e repassar o conhecimento adquirido ao longo de sua formação para o público do evento. O trabalho que a aluna vai apresentar é sobre projeções sucessórias nas propriedades rurais no município de Constantina, RS, que apresenta um levantamento das expectativas dos jovens em dar continuidade ao trabalho dos pais no campo. “É um trabalho muito importante que abrange a área de extensão dentro da universidade e espero adquirir novos conhecimentos bem como aproveitar a oportunidade e aproveitar o que a universidade realiza dentro do campus”, conta a aluna.

A apresentação do acadêmico, também do oitavo semestre do curso de Agronomia, Ezequiel Zibetti Fornari, vai mostrar o teor de clorofila em aveia preta. O objetivo é estudar a relação sobre diferentes formas de cultivo da aveia preta, que é uma planta utilizada nas propriedades rurais como alimentação animal. “Busco desenvolver mais a ideia do projeto na JAI, aprimorar meus conhecimentos com profissionais da área que é de grande importância para um engenheiro agrônomo”.

A acadêmica do curso de Engenharia Florestal, do sexto semestre, Janaíne Giombelli, vai participar pela terceira vez da JAI. Este ano, ela vai apresentar o um projeto sobre monitoramento de ilha de calor no oeste catarinense, o trabalho da acadêmica, desenvolvido junto com o professor Fabio Marcelo Breuning, tem como eixo temático os recursos florestais na subdivisão de geotecnologias. “Quero que o pessoal valorize as pesquisas de todos os campus da UFSM”, afirma a estudante.

As atividades da JAI acontecem no Centro de Convenções e nos blocos do prédio 74 no campus de Santa Maria.


bottom of page