top of page

Professores da região aderem à greve e promovem atos públicos

  • Texto: Maicon Ferreira - Colaboração: Ariel Stival
  • 25 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Os professores do 26º Núcleo do CPERS/Sindicato de Frederico Westphalen aderiram à greve na manhã desta segunda-feira, 25. Em Frederico, conforme levantamento realizado pela Agência Da Hora, 11 escolas estaduais de 12 instituições aderiram à paralização. São elas: Escola Afonso Pena, Cardeal Roncalli, Edgar Marques de Matos, José Canellas, Monsenhor Vitor Batistela, Marechal Castelo Branco, Nossa Senhora da Fátima, Santo Inácio, Sepé Tiaraju, Waldemar Sampaio Barros e Neeja. Apenas a Escola Natália Gadonski não aderiu.



Em escolas as aulas do Pré escolas esta ocorrendo normalmente | Foto: Ariel Stival

No município de Erval Seco, todas as escolas estaduais se engajaram na mobilização: Escola Coronel Finzito, Júlio de Castilhos, Olivia de Paula Falcão e Balbino Pereira dos Santos. De acordo o CPERS de Frederico Westphalen, 90% das escolas estão paralisadas, além de vários atos estarem agendados para esta semana.


Manifestos na região


Nesta segunda-feira, 25, houve uma mobilização no município de Erval Seco reunindo parte dos professores e funcionários estaduais reivindicando por salários em dia, pagamento integral do 13º, pelo fim da retirada dos direitos e contra o descaso e a falta de investimento na educação pública. O ato percorreu

Foto: Douglas Schuler

as principais avenidas do município e foi finalizado com pronunciamentos na Praça do Imigrante.



Nesta terça-feira, 26, a partir das 14h, será realizada uma Assembleia Regional na sede do 26º núcleo e depois haverá uma caminhada até a Praça da Matriz, Corsan e Banrisul de Frederico Westphalen.Na quarta-feira, 27, professores realizarão o bloqueio a partir das 8h, na BR 386, em Iraí, em frente ao Restaurante Panorâmico. Além disso, haverá panfletagem e à noite ato em apoio à greve dos professores e funcionários - promovido pelas licenciaturas da Universidade Regional do Médio e Alto Uruguai e das Missões (URI-FW).



Na quinta-feira, 28, ato público de manhã em Rodeio Bonito e às 14h em Palmitinho, com a participação dos municípios de Visita Alegre, Taquaruçu do Sul e Pinheirinho do Vale. Sexta-feira, dia 29, pela manhã, haverá Assembleia Geral em Porto Alegre promovida pelo CPERS - Sindicato. À tarde, haverá ato público no Instituto Federal Farroupilha - FW e entrega de ofícios para os deputados presentes.



O governador Sartori anunciou hoje, 25, que a partir da folha de setembro os servidores com salários menores receberão primeiro. Somente após essa quitação, sairá o pagamento dos vencimentos dos demais funcionários. Os servidores do estado estão a receber seus salários parcelados a mais de 21 meses.


 
 
 
bottom of page