AGÊNCIA DA HORA
Agência Experimental de Notícias da Universidade Federal de Santa Maria
Campus Frederico Westphalen
Festivais nativistas
Os festivais de músicas nativistas, estão em todas as regiões do Rio Grande do Sul e algumas regiões de Santa Catarina. A equipe Da Hora acompanha grande parte desses eventos que estão inseridos na cultura gaúcha, por atingir um grande público, os voluntários, sempre que possível fazem a transmissão ao vivo de todas as fases dos festivais, além é claro, das coberturas nos outros formatos. No ano de 2018, o núcleo esteve presente em mais de 15 festivais, um deles foi o Sinuelo da Canção Nativa, em São Sepé, em que a transmissão da classificatória rendeu um alcance de 25 mil e 600 pessoas.
As produções realizadas pelo Núcleo de Festivais, são vinculadas ao programa radiofônico “Ao Sul do Mundo”, produzido pelos voluntários da Agência da Hora. O programa é todo voltado ao nativismo, com diversos quadros, eles são: “Estradeando”, que apresenta a agenda de festivais nativistas; “Prosa Buena” que traz entrevistas com personalidades importantes da cultura nativista; “Ronda dos Festivais”, o quadro que divulga os resultados dos festivais e entrevista os vencedores e organizadores, além de, trazer detalhes sobre os acontecimentos dos festivais; O “Fala Guria”, onde traz entrevistas com mulheres dando-às maior visibilidade e evidenciando sua representatividade no nativismo; o quadro “Bah, tu Sabia?” que traz curiosidades da cultura gaúcha, o quadro “Nossas raízes que conta a história do Rio Grande do Sul e, por fim, o quadro “Proseando sobre os versos” que faz uma análise sobre as letras das músicas.
O programa “Ao Sul do Mundo é uma produção inédita para as rádios Universidade 800 AM e UniFM 107.9, emissoras públicas da Universidade Federal de Santa Maria. Além disso, é reprisado na rádiosul.net, de Porto Alegre, na rádio Clarim Farrapo de Caxias do Sul e na rádio FM 98.7 da Universidade de Missiones, na Argentina.