top of page

Festivais nativistas

WhatsApp Image 2020-04-28 at 18.52.53.jp

Os festivais de músicas nativistas, estão em todas as regiões do Rio Grande do Sul e algumas regiões de Santa Catarina. A equipe Da Hora acompanha grande parte desses eventos que estão inseridos na cultura gaúcha, por atingir um grande público, os voluntários, sempre que possível fazem a transmissão ao vivo de todas as fases dos festivais, além é claro, das coberturas nos outros formatos. No ano de 2018, o núcleo esteve presente em mais de 15 festivais, um deles foi o Sinuelo da Canção Nativa, em São Sepé, em que a transmissão  da classificatória rendeu um alcance de 25 mil e 600 pessoas.

 

As produções realizadas pelo Núcleo de Festivais, são vinculadas ao programa radiofônico “Ao Sul do Mundo”, produzido pelos voluntários da Agência da Hora. O programa é todo voltado ao nativismo, com diversos quadros, eles são: “Estradeando”, que apresenta a agenda de festivais nativistas; “Prosa Buena” que traz  entrevistas com personalidades importantes da cultura nativista; “Ronda dos Festivais”, o quadro que divulga os resultados dos festivais e entrevista os vencedores e organizadores, além de, trazer detalhes sobre os acontecimentos dos festivais; O “Fala Guria”, onde traz entrevistas com mulheres dando-às maior visibilidade e evidenciando sua representatividade no nativismo; o quadro “Bah, tu Sabia?” que traz curiosidades da cultura gaúcha, o quadro “Nossas raízes que conta a história do Rio Grande do Sul e, por fim, o quadro “Proseando sobre os versos” que faz uma análise sobre as letras das músicas.

 

O programa “Ao Sul do Mundo é uma produção inédita para as rádios Universidade 800 AM e UniFM 107.9, emissoras públicas da Universidade Federal de Santa Maria. Além disso, é reprisado na rádiosul.net, de Porto Alegre, na rádio Clarim Farrapo de Caxias do Sul e na rádio FM 98.7 da Universidade de Missiones, na Argentina. 

bottom of page