top of page

Mesa redonda sobre assédio moral e sexual acontece na UFSM-FW

Autoridades representativas da comunidade acadêmica estiveram presentes.



A tarde da última sexta-feira, dia 6, foi marcada por uma série de reflexões sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. O evento, que aconteceu em formato de mesa redonda, contou com a presença de autoridades representativas de órgãos públicos, corpo docente da instituição, acadêmicos de diferentes cursos, bem como membros da sociedade civil envolvidos com a temática.


Para o Procurador do Ministério Público Federal de Palmeira das Missões, Guilherme Augusto Velmovitsky van Hombeeck, as vítimas possuem muito receio de se expor e procurarem os órgãos oficiais para prestarem denúncia. “A gente ainda tem uma sociedade muito machista e patriarcal, por isso a maioria desses casos são de vítimas mulheres e é fundamental que as instituições de ensino possam colocar nas grades curriculares esse tema. É um assunto que tem que passar por todo o ensino geral, porque o ambiente acadêmico é, também, muito propício para esse tipo de acontecimento. Por isso a ideia desse evento, de trazer para dentro da universidade o debate do gênero. O Ministério Público quer fomentar esse tipo de discussão”, ressalta o procurador.


“É importante esse tipo de discussão no nosso campus, porque, embora seja afastado da sede, também precisamos desse formato de reflexão. Devemos acreditar que não precisamos ter medo de expor essas causas se por ventura ocorrerem, é preciso que tenhamos emponderamento dentro da comunidade acadêmica, precisamos falar sobre assédio”, afirma o acadêmico do terceiro semestre do curso de Jornalismo da UFSM-FW, Daniel Ribeiro.


A atividade contou com a participação de dezenas de pessoas e ocorreu no horário das 13h às 17h, no Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen.


bottom of page