top of page

Egresso do Jornalismo da UFSM-FW ministra palestra para o segundo semestre do curso

Nesta terça-feira, 12 de novembro, o ex-aluno de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen Leandro Kempka ministrou uma palestra aos alunos do segundo semestre do curso na Escola Estadual de 1º Grau Cardeal Roncalli. A palestra foi mediada por Janaína Gomes, professora da disciplina de Fotografia do curso.

Leandro se formou em 2011 e hoje possui um estúdio de fotografia próprio. Contou aos alunos que pretendia cursar Engenharia Elétrica/Robótica, e que quando teve a oportunidade de cursar Jornalismo aceitou de primeira, mesmo não sendo o que queria pra si. “Quando descobri que tinha passado no vestibular, fiz um currículo e levei para o jornal O Alto Uruguai na mesma hora, claro que fui motivo de piada por todos lá [risos]. Dois anos depois, me ligaram e fui trabalhar com eles”, contou Leandro.

Nas primeiras impressões que teve do curso, Leandro disse que não se identificou com nada. Até que apareceu a fotografia, apresentada a ele pelo ex-professor de fotografia do curso, Cadré Dominguez. Depois disso, tudo começou a se encaixar e dar certo.

Dentre os trabalhos ao longo de sua carreira, o egresso mostrou uma de suas primeiras fotos para o curso, que se tratava da exumação de corpos num cemitério da Frederico Westphalen, onde muitos jaziam sem identificação no local.

Orgulhoso, Leandro mostra que no início de sua “carreira”, ainda estudante, um artigo de sua autoria foi publicado no livro “Discursos Fotográficos”, onde também havia publicação de um dos maiores nomes da fotografia mundial, o brasileiro Sebastião Salgado.

Durante seu trabalho no Alto Uruguai, uma de suas fotos que foi capa do jornal foi escolhida para uma exposição em São Paulo sobre o dia da Mulher. A primeira exposição fotográfica da cidade de Frederico Westphalen também foi idealizada e feita por ele, que foi atrás de patrocinadores e fez o evento na Vitrola. Contou que, além da mega exposição, com o dinheiro dos patrocinadores ainda conseguiu comprar seu próprio material para trabalhar com a fotografia.

Leandro dividiu com os alunos diversas experiências, mostrou suas fotos e deu dicas técnicas e de mercado. Comentou muito sobre sua experiência como fotojornalista e o que o mercado realmente exige de seus funcionários. Das fotos mais simples às mais complexas de fazer, o egresso levou tudo de uma forma descontraída, tendo uma conversa que certamente acrescentou muito aos futuros fotojornalistas que sairão de onde ele saiu.


bottom of page