top of page

MnemoCine: Mostra da Comunidade Acadêmica Interna – Campus da UFSM – FW 10 anos


A direção do Campus da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, no ano em que comemora 10 anos de Ensino Superior no município convida a todos para participarem do resgate da memória institucional do campus, realizando a Mostra da Comunidade Acadêmica Interna, em que professores, acadêmicos e técnico-administrativos em educação podem inscrever ações que tiverem sido elaboradas a partir de 2006 que representem a universidade, o cotidiano de quem frequenta, ações envolvendo pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e gestão/administração.A ação faz parte do Programa de Extensão “MnemoCine- Memória Institucional do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen.

O que é

O ‘MnemoCine – Memória Institucional do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen’ é um programa de extensão universitária interdisciplinar incluído na área temática ‘Comunicação’ da Política de Extensão da UFSM (2008). Orientado pela diretriz da extensão universitária pública, de indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, e apoiado em uma variedade de métodos e técnicas de coleta e análise de dados, o MnemoCine objetiva –através de realização de cursos, organização de eventos e elaboração de produtos relacionados à educação patrimonial, à produção audiovisual e à preservação do patrimônio e da memória institucional– difundir a memória institucional do Campus da UFSM-FW para suas comunidades interna e externa (públicos-alvo direto e indireto do programa, compostos, respectivamente, de duas mil e 190 mil pessoas), com o fim de estender a produção acadêmica desta instituição para essas comunidades.

O nome foi criado a partir da combinação do nome da deusa grega da memória, Mnemosine, com a palavra Cinema. Buscando, especialmente por meio do audiovisual, difundir a memória institucional do Campus da UFSM-FW para suas comunidades interna e externa.

Objetivos

Geral: Difundir a memória institucional do Campus da UFSM-FW.

Específicos: Realizar cursos, organizar eventos e criar produtos relacionados à educação patrimonial, à produção audiovisual e à preservação do patrimônio e da memória institucional.

De onde surgiu a ideia

A ideia surgiu com o propósito de criar um projeto que abordasse o tema “memória”, no ano de 2015, através de uma conversa entre a professora Melina de Souza Mota, professora do Departamento de Ciências da Comunicação e Genésio Mario da Rosa, professor do Departamento de Engenharia Florestal. O segundo momento teve como base a construção de uma equipe que fosse rica tanto em números, como no compartilhamento pelo mesmo interesse que fortalecesse e qualificasse o programa. No início desse ano de 2016, foram convidados para integrar a equipe de membros Rafael Chaves Ferreira (Arquivista), e ‘audiovisual’, com o apoio de Jonathan Ferreira (Sonoplasta), João Victor de Almeida Mignoni (Técnico em Audiovisual), Sara Spolti Pazuch (Programadora Visual) e Thomás Dalcol Townsend (Técnico em Audiovisual), formalizando assim, o atual Programa de Extensão MnemoCine. Logo após a aprovação do programa de extensão, houve uma parceria relacionada as comemorações dos 10 anos da UFSM em Frederico Westphalen. Dessa forma, foi implantado o Programa de Extensão MnemoCine como um programa de extensão universitário, que conta atualmente com uma equipe de 32 membros da comunidade estudantil, entre estudantes, professores e técnicos- administrativos de diversas áreas e com formação profissional em cursos diferenciados (Agronomia, Engenharia Florestal, Jornalismo, etc).

Como funciona

São quatro tipos de ações que cada participante pode inscrever: concurso de fotografias para o calendário institucional 2017, concurso de crônicas, seleção de fotografias para Exposição Fotográfica Itinerante e seleção de Relatos de Memórias e História sobre o Ensino Superior da UFSM/FW para uma Publicação Pública Institucional. Cada participante, individualmente ou coletivamente pode se inscrever como autor de quantas ações quiser, não havendo limite de ações.

Para a estudante de Jornalismo Josiane Perius é um orgulho estudar na UFSM-FW, “vejo o MnemoCine como sendo a oportunidade para demonstrar esse sentimento”,afirma a estudante, que gosta de expressar o que sente por meio de palavras e fotografias. A acadêmica Julia Caroline Geib está participando na categoria de crônicas, por ser uma maneira fácil de abordar diversos temas, sua crônica tem como tema os sotaques. “Por acreditar que a crônica é uma forma agradável de apresentar diferentes ambientes, histórias e contextos, escrevi sobre Sotaques, que é algo bem variado na Universidade”, afirma Júlia.

O acadêmico de Jornalismo e membro do Departamento de Comunicação (DECOM) Adriano Dal Chiavon comenta da relevância dessa iniciativa para a Universidade, “por fazer parte do DECOM e estar aqui há quase quatro anos, vejo a oportunidade de contribuir com o campus e mostrar de forma simplificada tudo o que foi feito nesse período. Acho uma iniciativa bem importante para a comemoração dos 10 anos do Departamento.”

A acadêmica do 4º semestre de Jornalismo Leila Fachinetto conta como membros da comunidade acadêmica se identificam com essa iniciativa, “os alunos acabam tendo um olhar diferente para com o Campus, se vendo em alguma fotografia, talvez olhando para alguma imagem que retrate a história da Universidade, de alguns anos atrás. Nos remete à uma história muito boa, mostrando que o Campus não é só o que estamos vendo hoje, muitas pessoas passaram por aqui e muitas histórias também, e isso é muito bom. Acredito que será um evento que irá marcar bastante a Universidade.”

As inscrições foram prorrogadas para até domingo,dia 11/9. Confira os editais e saiba o que precisa para participar:

Calendário 2017: http://migre.me/uKPVF.

Exposição fotográfica itinerante: http://migre.me/uKPVQ.

Crônicas: http://migre.me/uKPW8.

Relatos: http://migre.me/uKPWi.


Andriéli Bertó

Bruna Bonadeo

Bruna Bueno

Marina Bonêz

Acadêmicas de Jornalismo e voluntárias da Agência da Hora.


bottom of page