Um novo olhar sobre a Constituição Federal
Aplicativo, construído de forma experimental por acadêmicos, aborda a Lei Fundamental de forma descontraída e acessível
A Constituição da República Federativa do Brasil é algo que compete a todos os cidadãos. Nela estão presentes os direitos e deveres, além de dispor sobre a funcionalidade dos poderes, entre outros assuntos. No entanto, por vezes, é difícil que se tenha pleno entendimento do conteúdo da chamada Lei Fundamental, devido a sua linguagem voltada para o meio jurídico e formato que dificilmente atrai os leitores.
Pensando nisso, um grupo de cinco acadêmicos do curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen, para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Concurso II, está colocando em funcionamento um aplicativo sobre a Constituição.
O aplicativo se chama “Mobius”, sendo a junção de duas palavras - “Mob”, de mobile, e “Ius”, que significa direito em latim. O objetivo do Mobius é, além de traduzir a Constituição do “juridiquês” para uma linguagem mais acessível e jornalística, aproximar os temas tratados na Constituição ao dia a dia do cidadão. Desta forma, são publicadas duas notas diárias, sendo uma delas não factual, abordando um tema relevante sobre direitos e deveres, e outra factual, relacionando a Constituição a uma notícia do dia, enfocando sempre em um acontecimento de relevância nacional pelo olhar constitucional.
O Mobius pode ser acessado por meio do link http://app.vc/mobius, onde também se encontram informações gerais sobre a Constituição Federal, como na seção “Como ler a Constituição”, espaços interativos em que o usuário pode deixar recados e sugestões; na seção “Mural”, além de conteúdo multimídia e agenda de eventos relacionados ao tema.
Débora Teobald, Acadêmica de Jornalismo da UFSM-FW