Gestão e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação encerram a terceira noite de EATI
Desde segunda-feira temas importantes para o meio da tecnologia vem sido discutidos e apresentados por acadêmicos e palestrantes na sétima edição do Eventual Anual de Tecnologia da Informação (EATI). A terceira noite do evento contou com uma palestra sobre “Gestão e Empreendedorismo em TI”, ministrada por Cristiano S. dos Santos. O palestrante é graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano e atua a 10 anos como voluntário na cultura empreendedora, levando inovações e incentivos pelo universo acadêmico. Cristiano também é sócio e fundador das Startups na área da segurança pública, defesa e segurança eletrônica, bem como na empresa i3 Tecnologia e Redomus. Atualmente é mestrando em Administração pela UFSM e atuou como Supervisory Group da AIESEC. Foi presidente da AJESM, Diretor da ADESM, fundador dos APL CentroSoftware e APL Polo de Defesa, Conselheiro, Diretor e Gestor Executivo do Santa Maria Tecnoparque.
Essa também foi a última noite de apresentações e palestras, encerrando as atividades orais desses três dias de evento. Foram seis trabalhos apresentados, incluindo temas diferenciados e que abrangem a área da informação, como: Implantação de um Sistema ERP: um estudo de caso na empresa Ramos e Copini Autopeças; Simulação do Jogo Tic-Tac-Toe com o uso de Técnicas de Inteligência; Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: algumas experiências do Grupo de Pesquisa IATE/UFSM - Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional; O Guia de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação da Instrução Normativa IN/SLTI/MPOG 04/2014 e o Modelo CMMI-DEV: Uma Análise Qualitativa; Arduino e Empreendedorismo Social: Ação em Grupos de Jovens no Oeste do Pará e FOURFACE: Uma ferramenta de reconhecimento de expressões faciais.
Cristiano Silveira dos Santos debateu sobre empreendedorismo com os participantes da noite. Foto: Andriéli Bertó
Sidnei Renato Silveira, professor do curso de Sistemas da Informação da UFSM/FW foi o apresentador do trabalho de “Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: algumas experiências do Grupo de Pesquisa IATE/UFSM - Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional” trazendo aos presentes amostras e explicações sobre os jogos educativos para crianças que foram desenvolvidos pelo componentes. O grupo existe desde 2013, quando professor Fábio Parreira criou o grupo oficialmente, mas “nós já trabalhávamos nessa área em outros lugares, mas só em 2013 que a gente se reuniu aqui na UFSM para a criação desse grupo”, destaca Sidnei.
O professor ainda fala da preocupação que alguns educadores tem em relação ao uso da tecnologia por crianças, “Não acho que o uso dessas tecnologias seja prejudicial, mas há contrapontos, alguns professores por exemplo, acham que usar demais o computador não é bom pois a criança deixa de ler um livro, de brincar na rua, mas eu acredito que não seja prejudicial desde que a criança não fique apenas usando o computador, isso eu já acho que não é muito interessante”.
Os jogos precisam de cerca de um ano para serem desenvolvidos e até o momento o grupo desenvolveu jogos voltados apenas para crianças mas seguindo Sidnei “isso não é uma limitação do grupo, é só porque as ideias que foram chegando eram voltadas para as crianças, mas poderíamos pensar em alguma coisa para o Ensino Médio e até o Superior”. O grupo realiza visitas em escolas da região, definindo em quais escolas farão a validação e pedem autorização para que seja realizada, “não tem aquilo de ser essa escola ou aquela, nós vamos muito pelos alunos, pelos pedidos deles de fazer em suas cidades, deixamos bem aberto à sugestões. E a aceitação é muito boa, as escolas tem nos autorizado, os alunos gostam de participar”, explica o professo