top of page

Novidade no SiSU UFSM em 2017

A partir de 2017, os estudantes que escolheram cursar sua graduação na Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen poderão fazer a confirmação de vaga no próprio campus. A informação foi dada pelo coordenador de planejamento acadêmico da UFSM, professor Jerônimo Tybusch, em coletiva de imprensa no dia 01 desse mês, no campus da UFSM Frederico Westphalen.


Entretanto a novidade só será válida para os estudantes que ficarem na lista de espera, que passam obrigatoriamente pela chamada oral. Para os estudantes aprovados na primeira chamada a confirmação de vaga permanece na sede em Santa Maria.


A novidade faz parte do projeto da UFSM em aderir ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada) como forma de ingresso em suas graduações. O sistema passou a ser utilizado pela universidade em 2016, e utiliza a nota do ENEM como classificatória. Ao todo o campus de Frederico Westphalen ofertará no início de 2017 205 vagas sendo elas em:


60 em Agronomia, dessas 48 pelo SiSU;

60 em Engenharia Florestal, dessas 48 pelo SiSU;

55 em Jornalismo, dessas 44 pelo SiSU;

30 em Relações Públicas, dessas 24 pelo SiSU;


Os cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, e Sistemas de Informações ainda terão ingresso no segundo semestre de 2017.


O que é o Sistema de Seleção Unificada?


O SISU é o sistema do Ministério da Educação (MEC), pelo qual as Instituições de Ensino Superior Públicas selecionam estudantes para suas vagas. Realizado duas vezes por ano, o sistema utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como classificatória, seguindo o critério de número de vagas em cada curso disponibilizado pelas instituições. Nele o estudante escolhe os cursos e o local onde deseja concorrer.


Mas se você ainda não entendeu como vai funcionar o SiSU na UFSM, não se preocupe, a Agência da Hora reunião as informações mais importantes para quem vai concorrer a uma vaga de graduação em um dos quatro campi da instituição.




bottom of page