top of page

Semana da Calourada terá programação especial na UFSM/FW

  • Inácio de Paula
  • 6 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Desde o início deste mês, o cenário em Frederico Westphalen tem mudado, com mais gente circulando pela cidade e o comércio mais movimentado. Isso acontece em função da aberturado ano letivo, principalmente com a vinda de novos estudantes para a Universidade Federal de Santa Maria. Estudantes de diversos estados migram para o município em busca de alternativas no nível superior, encontrando na UFSM/FW uma opção de ensino público, gratuito e de qualidade.

Para que haja sucesso na acolhida dos calouros e demais integrantes da comunidade acadêmica, a direção, os setores administrativos, as coordenações de cursos e acadêmicos veteranos se mobilizam para realizar ações que promovam interações internas e esclareçam dúvidas sobre os serviços prestados à comunidade.

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) promoverá a ação formativa "Universidade: espaço-tempo para aprender, conviver e ser", que tem como público os estudantes recém-chegados à UFSM/FW. A palestra será realizada às 14h da próxima segunda-feira, dia 06, no Centro de Convivência do Campus.

“A palestrante, Doutora em Educação nas Ciências, professora Elisabete Andrade, promoverá um diálogo com os calouros sobre as principais oportunidades e responsabilidades que enriquecem a vida acadêmica, tendo em vista a formação profissional e a constituição humana, numa perspectiva mais ampla”, esclareceu a técnica de assuntos educacionais Laís Basso. Para Laís, o principal objetivo da ação é acolher os calouros e proporcionar um diálogo sobre escolhas que potencializam a trajetória dos estudantes nos anos de formação que estão por vir, nesse espaço privilegiado para aprender, conviver e ser que é a universidade.

Confira a programação dos cursos para receber os calouros na primeira semana de aulas.

A Agência Da Hora tentou contatar os organizadores da programação específica do curso de Agronomia, porém não obteve retorno.

Com o SISU, UFSM atrai estudantes do país inteiro para Frederico

Do Espírito Santo à São Paulo, à UFSM/FW tem sido uma oportunidade para que dezenas de jovens possam melhorar sua qualidade de vida, por meio da formação acadêmica. Na última semana, dezenas de estudantes confirmaram suas opções de curso por meio da presença na Chamada Oral, que é uma das etapas do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Nossa reportagem conversou com alguns dos novos calouros que vieram de outros estados para fazer graduação em Frederico Westphalen, na UFSM.


Jornalismo


Caloura de jornalismo, Ananda Riveiro, 20, que veio de Vitória/ES diz que, nessa primeira semana, buscará aprender sobre a cultura, os costumes da população local e está com boas expectativas sobre o curso que ingressou. “Sou muito comunicativa e gosto muito de escrever. Acredito que uma jornalista deve ser corajosa, livre, curiosa, gostar de conhecer coisas novas e isso tudo tem muito a ver comigo”, pontuou. Ela ressaltou ainda que entre os principais critérios que a fez se inscrever na UFSM/FW foram a credibilidade da instituição, a excelente nota que o curso possui na avaliação do Ministério da Educação – MEC.


Relações Públicas


Pierre Araújo, 19, garantiu sua vaga em Relações Públicas (RP) na chama oral que ocorreu na última quinta-feira, 02, no campus universitário. Foram mais ou menos mil quilômetros desde Cerquilho/SP até Frederico Westphalen. O jovem se mostra ansioso e feliz com a escolha. “Tenho certeza que vou gostar muito do meu curso, sei que se encaixa perfeitamente

para mim ou, quem sabe seja, eu nele”, explicou sorridente. Segundo ele, optar por cursar RP, na UFSM/FW, é poder contar com um ensino cinco estrelas, conforme a nota do último ENADE.


Engenharia Florestal



De São José dos Campos/SP, o calouro de Engenharia Florestal, Nilson Araújo, viajou durante 18h e afirma que segundo suas sondagens, antes de se inscrever, constatou que a UFSM/FW é uma das melhores do país na formação de engenheiros florestais. “Das várias universidades que ofertam o curso Engenharia Florestal, à UFSM/FW é uma das melhores do Brasil, não apenas na formação que irei ter, mas também em outras, sem contar na aceitação de mercado é a melhor possível”, declarou. Ele explica que diante das opções que tinha somadas ao seu desejo de morar na Região Sul foi a melhor escolha que poderia ter.


Agronomia


De Sumaré/SP até Frederico Westphalen, foram mais de 23h percorrendo cerca de mil quilômetros para que Yuri Silva, 18, pudesse efetuar sua matrícula. Ele que ingressou pelo sistema de cotas reconhece a importância das políticas públicas para inserção mais igualitária e por questões de justiça social. “A área sempre me causou forte interesse e já tinha como meta fazer agronomia. Meus pais vieram do interior e sempre tiveram contato com a agricultura. O interesse pelo campo de atuação vem desde criança, eu brincava dizendo que queria ser plantador”,lembrou.


bottom of page