top of page

Festival da Juventude acontece na próxima semana

  • Bruna Bueno, Bruna Bonadeo e Andriéli Bertó
  • 17 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

A CUFA - Central Única das Favelas promove no próximo dia 20 de Março a terceira edição do Festival da Juventude, que este ano contará com a ilustre presença do rapper Emicida, que irá ministrar a palestra na manhã do dia 21. O evento será realizado na Escola Cardeal Roncalli gratuitamente e aberto a toda a comunidade frederiquense.


A ideia principal do festival é poder concentrar várias atividades em um só evento, atendendo as necessidades dos jovens, que em sua primeira edição teve a presença do rapper MV Bill, sendo este o primeiro show de rap nacional em Frederico Westphalen. Junior Torres, coordenador da Cufa em FW afirma que o objetivo portanto, “é que, independente da CUFA realizar ou não, sempre manter isso para as gerações futuras. Fechamos a primeira edição então com essa ideia, de promover algo que discutisse todos os assuntos referentes à juventude.”


A programação é focada na questão cultural, no estudo, na criminalidade e drogadição, trazendo bons exemplos de jovens que através da arte e da música hoje são tidos como referência para todos os jovens do país. “Cada festival da juventude tem uma particularidade, nesse ano a gente está focando muito na questão da criminalidade”, destaca Junior Torres, para falar sobre o tema estará presente Eduardo Pazinatto, consultor da Organização das Nações Unidas - ONU no que tange a drogas e crimes, o foco cultural fica a cargo da oficina de graffiti com Isaac Souza, um dos maiores grafiteiros do país. A estimativa de participantes nesta edição é que entre três e cinco mil jovens devem participar das atividades. O cronograma se estende por mais 20 dias, incluindo cursos no Senac, com foco no jovem para o mercado do trabalho; atividades no FGTAS/Sine também ligadas a empregabilidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas a comunidade, sem pré-inscrição.


Nesta edição o festival conta com a parceria do Ministério do Esporte, bem como da Secretaria Nacional de Juventude e do Departamento Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, que vem para cidade se somar a Cufa, neste trabalho que é uma maneira de também trazer parceiros para conhecer o que é realizado no município.

Foto: Divulgação


Novos projetos


Ao fim do festival haverá uma continuidade nos projetos, “temos cerca de seis projetos para começar, junto com esses novos parceiros”, destaca Junior, Com o Ministério do Esporte será um projeto de 24 meses, com o Estado inicia neste mês mais quatro projetos, que visam capacitar os jovens e adultos das comunidades onde a Cufa atua para o mercado de trabalho.


“A gente vai para várias escolas que muitas pessoas nem sabem que existe em FW, que são totalmente fora de rota de qualquer evento que ocorrer no município, e a gente vai lá para levar esporte, cultura, capacitação para esses jovens”, ressalta Junior, que cita a Pedreira como exemplo, que terá uma ação de saúde bucal, trazendo a tona as reais necessidades das crianças e jovens da comunidade. O Festival da Juventude tem o intuito de encarar essa realidade e agregar novas ideias de melhoria, dando oportunidade ao jovem que deseja ter acesso ao mercado de trabalho, mas que não tem oportunidade.


Com isso o festival tem esse objetivo de encarar o que é realidade e buscar agregar algumas coisas para que isso possa ser melhorado. Além disso, tem muito jovem que quer acessar o mercado de trabalho, mas que não tem oportunidade, o coordenador também destaca que “é essa ponte que a gente faz com o festival da juventude e com a CUFA, além de aproximar o governo do Estado. Falar em qualidade de vida do jovem é falar disso também, dos serviços básicos, do atendimento básico.” Debates na rádio Comunitária sobre juventude, movimentos sociais, buscar fomentar a participação dos jovens nos movimentos, na busca por direitos e informar também fazem parte da programação.



bottom of page