top of page

Troca de experiências: Delegação Francesa chega a Frederico Westphalen

  • Ariel Stival
  • 28 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Delegação Francesa em Frederico Westphalen. / Foto: Ariel Stival.

A Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (ARCAFAR-SUL), em parceria com a Casa Familiar Rural (CFR) do município, promoveram um intercâmbio para 15 franceses vindos da região de Bagé de Chateau, França. Os jovens vêm com o intuito de conhecer melhor a realidade da CFR (Escola de Ensino Médio para jovens agricultores), onde estudarão por meio da Pedagogia da Alternância, que consiste em passar uma semana na escola e duas na propriedade rural aplicando os conhecimentos obtidos.


A delegação é composta por monitores e alunos da Casa Familiar Rural de Bagé e um dos intuitos do intercâmbio é trocar experiências com os jovens do município, bem como adquirir e levar conhecimentos da vida rural do Brasil para a França. O Presidente da ARCAFAR-SUL, Wagner Rogério Bohn, ressalta que eles já têm uma relação de amizade com os franceses e que na ocasião pretendem aumentar o conhecimento dos jovens gaúchos. “Nós já visitamos esta casa familiar rural em 2015, e como ARCAFAR pretendemos diversificar as formações dos alunos que pretendem permanecer na agricultura”, afirmou Wagner.


O presidente da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen, Ari Paulo Stival, que já esteve na França, comentou que os jovens intercambistas sairão com mais conhecimentos, pois a produção de leite da região é mais desenvolvida do que em Bagé. “Apesar de a França ser um país de primeiro mundo, a agricultura no Brasil é mais intensa, pois 30% da população brasileira ainda estão na agricultura, enquanto a França esse número é de apenas 4,8%, e o motivo da escolha de Frederico Westphalen é que na região deles a maior renda é a da produção leiteira”, destaca o presidente.


A delegação permanece na cidade até a quarta-feira (29), e a diretora da Casa Familiar de Bagé de Chateau, Veronik Page, afirmou estar muito feliz com essa oportunidade, pois seus alunos, que já receberam brasileiros, agora vão poder ver o funcionamento da CFR no Brasil. “Os alunos que estão em Frederico são todos jovens agricultores, eles querem aprender práticas aqui para aplicar em suas propriedades na França”, comentou a diretora.

Para que os jovens franceses também conheçam mais sobre o Rio Grande do Sul, participarão da noite cultural gauchesca, sediada no município.


bottom of page