top of page

UFSM-FW: Tudo sobre o novo sistema de agendamento do RU


Aplicativo UFSM Digital. / Foto: Rafaela Rodrigues.

Na última sexta-feira (24), entrou em funcionamento o sistema de Agendamento do Restaurante Universitário da UFSM, Campus Frederico Westphalen. O sistema é obrigatório e com débito dos créditos. O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento por meio do planejamento da produção das refeições, ou seja, produzir as refeições na quantidade necessária, o que contribuirá para a diminuição de desperdícios.


O Restaurante Universitário encontra-se em um período de transição, do sistema antigo do IFF-FW para esse novo sistema da UFSM-FW, e, em decorrência desse processo de adaptação, não está sendo exigido o agendamento prévio nos primeiros dias, pois a intenção neste momento é conscientizar o usuário. Em breve, o agendamento será obrigatório para todos e o acesso ao RU não será permitido a quem não realizá-lo. A nutricionista da UFSM-FW, Caroline Dourado, pede a compreensão por eventuais transtornos que possam vir a ocorrer. ‘’Sabemos que as filas estão longas e demoradas, mas estamos buscando soluções para agilizar o processo. Esse novo sistema com agendamento é extremamente importante para reduzir custos e desperdício de alimentos’’, ressalta a nutricionista.


A venda de créditos está sendo feita sob as novas regras de obrigatoriedade de agendamento, e os valores serão atualizados no portal do RU e no aplicativo UFSM Digital, somente para Android.


Os usuários que possuírem saldo positivo nos créditos ainda poderão almoçar sem a obrigatoriedade do agendamento prévio de refeições. Ao zerar o saldo, o usuário, ao comprar novos créditos, já entrará automaticamente no sistema novo, gerando a obrigatoriedade do agendamento. Importante salientar que os usuários com benefício socioeconômico (BSE) já estão obrigados a agendar, já que não possuem créditos no sistema. Sobre o café da manhã, a nutricionista afirma que, até decisão definitiva da PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis), o mesmo continuará sendo liberado para usuários que não possuem BSE.


Segundo as normas do novo sistema, o café, almoço e jantar devem ser agendados até as 15h do dia anterior. Para cancelamentos, o café e o almoço devem ser desmarcados até as 23h59 do dia anterior, e o jantar, até as 12h do mesmo dia. Em relação aos Kits-CEU, o agendamento deve ser feito às terças-feiras, das 10h30 às 19h15, e o cancelamento dos mesmos deve ser efetuado nas quartas-feiras até as 12h. Os bloqueios ou outras punições aos usuários que agendam e não comparecem estão suspensos neste primeiro momento, visto que a intenção, como já destacado, é conscientizar o usuário do RU. Possíveis punições, como bloqueio, multa ou alternativas, serão discutidas nos próximos meses e, se aceitas, serão amplamente divulgadas. Caso o sistema de agendamentos informar que seu usuário está bloqueado, mande e-mail para administrativofw@ufsm.br.


O RU informa também que só está sendo permitida a entrada do estudante mediante apresentação de Carteira da Biblioteca ou comprovante de matrícula juntamente com documento com foto, lembrando que essa é uma exigência dos órgãos federais de controle. O processo de confecção da carteira que dá acesso aos Restaurantes Universitários (RUs) e às Bibliotecas do campus-sede da UFSM também está em fase de transição, pois a partir de agora as solicitações devem ser feitas na página do Restaurante Universitário, não mais sendo responsabilidade da Biblioteca Central. No entanto, a ferramenta que será usada para fazer a solicitação deve entrar em funcionamento apenas em abril. Até lá, quem não possui a carteirinha, por ser calouro ou precisar da 2ª via, pode colocar créditos no comprovante de matrícula emitido pelo Portal do Aluno, que vem com código de barras. Ao ingressar no RU para as refeições, o aluno deve apresentar, além do comprovante, um documento com foto.




bottom of page