Projeto da UFSM-FW inicia na escola Sepé Tiaraju
- Laura Bucholz
- 13 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

Teve início na última sexta-feira, 7, o projeto “Compreender os letramentos locais para (in)formar novos leitores”, desenvolvido com alunos ingressantes no Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju. A proposta foi elaborada pela professora Marluza da Rosa, coordenadora do projeto de extensão, do qual participam estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen.
A iniciativa tem em vista dois objetivos principais: conhecer os hábitos e preferências de leitura do público-alvo e desenvolver um clube para que o conhecimento possa ser compartilhado. Segundo a coordenadora do projeto, a intervenção na escola pretende provocar reflexões sobre os hábitos de leitura, para incentivar o conhecimento de novos textos e, principalmente, para mostrar que o ato de ler é mais corriqueiro do que se imagina. “Se levarmos os adolescentes a entenderem que o tempo e a atenção que dedicam a uma interação na tela do celular envolve um processo tão complexo quanto a leitura de muitos livros, talvez possamos motivá-los a vivenciá-la com menos resistência”, comenta.
No primeiro encontro, sexta-feira, os alunos participantes do projeto de extensão fizeram uma sondagem com o público-alvo para ter um primeiro contato e conhecer alguns hábitos individuais com relação à leitura.
Como resultado, é esperado que ocorra uma aproximação entre a UFSM-FW e o espaço escolar, compreendendo as condições de leitura realizadas na escola e contribuindo para motivar os estudantes a ler e produzir novos textos. Acontecerão encontros quinzenais de maio a outubro.
Posts recentes
Ver tudoCircuito de kart em Frederico Westphalen é palco de grandes disputas e envolve pilotos e campeonatos dos três estados do sul do Brasil....