top of page

47º Ciranda Cultural de Prendas acontece em Bagé


(Foto: Divulgação)

A ciranda cultural de prendas do RS, que já está em sua 47°edição, acontecerá de 25 a 27 de maio, em Bagé. O evento conta com a participação de meninas de 10 a 27 anos distribuídas nas categorias mirim, juvenil e adulta. Elas se preparam desde a fase interna em seus respectivos municípios. Durante os três dias de ciranda ocorrem provas teóricas, artísticas e de oratória referente a temas da cultura, história e folclore da tradição gaúcha. O evento tem por finalidade escolher as nove representantes da mulher gaúcha do estado do RS, e também estimular o gosto pelas tradições e a uma participação mais afetiva na sociedade através de eventos socioculturais.


A ciranda ocorre sempre na cidade da 1° Prenda Adulta da última edição. Conforme o site da TV Tradição, na edição anterior em Passo Fundo, a ciranda teve 73 participantes em todas as categorias e de todas as 30 regiões tradicionalistas. Tatiane da Silva Rocha (29) que participou da 34° Ciranda de Prendas na cidade de Passo Fundo no ano de 2004, e chegou ao 11° lugar na categoria juvenil, conta que foi um desafio, um sonho que se tornou realidade e com o apoio da família conseguiu realizá-lo. “Além de agregar muito ao tradicionalismo, essa participação me fez desenvolver, perder a timidez, falar em público, ter criatividade, disciplina, estudar, treinar, construir redes de relacionamento, enfim, foi uma preparação para a faculdade e a vida”. Tatianefoi a única mulher a representar a cidade de Seberi neste evento. “Embora a ciranda de prendas não seja um evento reconhecido na nossa sociedade, a emoção e a satisfação de participar, encher o peito e dizer o nome da nossa entidade e cidade é um motivo de muito orgulho”. Hoje mãe e trabalhando, ela ainda participa ativamente das atividades tradicionalistas, ao se recordar do passado fala: “Eu fui prenda, fiz meus pais felizes e orgulhosos, fui um exemplo para outros jovens, sou uma pessoa respeitada no meio tradicionalista e tenho certeza que é isso que quero para a minha filha que daqui alguns anos seguirá o mesmo caminho”.


Maitê Lorenzoni Antonini (16), também tem uma grande trajetória no tradicionalismo. Ela

participou da 42° Ciranda representando Palmeira das Missões e a 17° Região Tradicionalista, onde se sagrou aos 11 anos de idade, 3° Prenda Mirim do Rio Grande do Sul na cidade de Passo Fundo. Ela fez história no tradicionalismo regional, por ser a primeira e única prenda a levar um cargo estadual para a região. Ao se recordar do acontecimento ela relata como demorou algum tempo para assimilar que era uma das representantes da menina gaúcha, e agora Maitê concorrerá na categoria juvenil nesta 47° Ciranda. “A ciranda é de muitos! Além disso, o papel de uma prenda juvenil é, de certa forma, de maior peso e responsabilidade, uma vez que já estamos com uma idade em que somos capazes de influenciar – positiva ou negativamente – as pessoas ao nosso redor. Vejo que estar como prenda juvenil fez com que criasse dentro de mim maior independência, tendo que realizar atividades, fazer viagens e participar de eventos sob minha responsabilidade”. Maitê ainda deixou uma mensagem as prendas e mães do evento: “Minha mãe é essencial em toda a minha caminhada. Acredito que, a exemplo dela, a mensagem que posso deixar para as queridas mães é de que alicercem e cultivem esse sonho tão bonito dentro de suas filhas. Para minhas estimadas colegas regionais, meninas que dividiram momentos tão felizes comigo e que estreitam laços tão especiais, obrigada! Desejo que a ciranda que viveremos dentro de alguns dias seja a mais especial de nossas vidas e que nunca esqueçamo-nos umas das outras. Sucesso e felicidade para todas nós”.


A ciranda será transmitida online pela TV Tradição através do site ww.tvtradicao.com.br, e para mais informações sobre local, hospedagem, alimentação, entrar em contato pelo site do MTG www.mtg.org.br



bottom of page