top of page

Amizade para além da superfície


Foto: divulgação

A história de uma amizade que virou arte tem como protagonistas Luci Buzatto e Jean Lucas Lipi, que irão realizar uma exposição no próximo mês em Frederico Westphalen. Os jovens, que neste dia 12 de julho comemoram 14 anos de amizade, farão uso de de 8 pessoas, 8 desenhos e 8 retratos para ir Além da Superfície, nome escolhido para a exposição a ser realizada. Querem, por meio desse trabalho, convidar a todos a olharem além das aparências das pessoas, querem que junto com eles as pessoas repensem, reflitam, em todos os aspectos, querem ir além do que a superfície pode oferecer.


Na ponta do lápis, a sensibilidade


Luci Buzatto, 23, sempre teve contato com a arte, já teve experiências com exposições anteriores e foi dela que surgiu a ideia do evento. Luci conta que o processo dos ensaios, dos desenhos, acontece tudo à flor da pele, mexe com a mente e desperta um olhar particular, reflexivo. “A gente está sendo acrescentado a todo tempo por essas 8 realidades, mas a gente está a todo tempo arrancando um pedaço da gente... é uma troca mútua".


No clique, o encanto de parar no tempo


Jean Lucas Lipi, 23, que pela primeira vez vai expor, comenta que ficou surpreso com o convite. Diz que seu primeiro passo foi negar a aceitar, pois nunca tinha se considerado um fotógrafo profissional, mas com o tempo foi se confrontando com os seus pensamentos e aceitou a parceria com a amiga. “Na verdade, percebi que eu estava sendo convidado a debater, a refletir profundamente. Fui convidado a transcender a superfície de meros corpos e ir além dela, chegar naquilo que está além da superfície”.


A sinergia


Além das experiências adquiridas no processo de preparação do evento, a amizade, sempre aliada à sintonia, passa por novos desafios, pois é a primeira vez que tocam um projeto juntos. Ambos estão sendo convidados a todo o tempo a presenciar toda uma realidade diferente, para mostrar o ser em sua camada mais íntima. Querem ir além do expor. “Nós estamos sempre vulneráveis a primeiras impressões estranhas. Perceba, eu não disse erradas (pois o conceito de certo ou errado é meramente sociocultural). Disse ‘estranhas’: primeiras impressões, pré-julgamentos, definições de gênero, cor, caráter, religião, política. É nesse sentido que acho que nosso trabalho está sendo simplesmente indescritível”, acrescenta Jean.


A pessoa que irá ‘acontecer’


Jean e Luci explicam que convidaram 7 pessoas para o projeto, mas ainda falta mais uma. “Como ainda não nos veio à cabeça, decidimos deixar o tempo nos indicar quem será. Paciência...”. Adiantam também mais um desafio pessoal que virá junto ao projeto, o ato de se auto-expor: “ É tão fácil julgar e expor os outros! Mas e quando falamos de nós mesmos? E quando, ao invés de expor, somos expostos? Complicado, né? Com o objetivo de autoconhecimento, estaremos também nos expondo”, respondem, fazendo jus à sintonia da amizade.


Além da Superfície


O evento será realizado em Frederico Westphalen, com entrada gratuita, nos dias:


-23 e 24 de agosto: Toca do Urso

-25 e 26 de agosto: Black Beer


Link do evento no Facebook!


bottom of page