Alunos do Escola Sepé Tiaraju visitam a UFSM-FW
- Ariel Stival
- 13 de set. de 2017
- 1 min de leitura

Alunos puderam conhecer a UFSM. Fotos: Ariel Stival
Na tarde desta terça-feira, 12, alunos da EEEB Sepé Tiaraju, de Frederico Westphalen, que estão inseridos no projeto "Compreender os letramentos locais para (in)formar novos leitores", realizaram uma gincana no campus frederiquense da UFSM. O projeto, que tem como orientadora a professora Marluza da Rosa, possui como intuito atuar diretamente na forma como os jovens estão relacionados com a leitura.
A iniciativa tem como objetivo aproximar os alunos a universidade e, de acordo com o bolsista do projeto, Wellington Hack, é muito importante buscar essa aproximação com a comunidade do município. "É necessário que os alunos conheçam a universidade, para integrá-los a UFSM no futuro. Há um certo distanciamento entre eles, pois, em alguns casos, os alunos da própria cidade não sabem o que é a universidade e o que ela oferta", afirma.
Os alunos do primeiro ano do ensino médio passaram por laboratórios de todos os cursos da universidade, e puderam conhecer a realidade de cada um. Ainda segundo Hack, isso só se tornou possível devido o apoio da comunidade acadêmica.
Ao final na gincana foi realizado um sorteio de brindes, além de brincadeiras que testaram os conhecimentos adquiridos com o projeto. Para o bolsista do projeto, esta é uma inovação proposta pela universidade. "É um novo conceito de leitura, pois queremos sair do conceito escolar e aproximá-los da escrita e da leitura através de outros gêneros textuais", encerra Hack.