top of page

“Muito mais que uma planta”: Carlos Ciprandi ministra sobre potencialidades do bambu

Empreendedorismo ligado à cadeia produtiva do bambu foi tema de palestra


Com o objetivo de difundir seus conhecimentos sobre a cadeia produtiva do bambu e incentivar jovens alunos de graduação a investirem nesta ideia, Carlos Antonio Ciprandi ministrou palestra na noite de ontem, 15, no Salão Nobre da ACI/FW.


Artista plástico e pós-graduado em Desenvolvimento Sustentável, Ciprandi acredita que chegou a hora de desmistificar o bambu na sociedade brasileira. “A gente precisa ter coragem de inovar. O bambu ainda é subestimado no Brasil, mas precisamos perceber que ele é muito mais que uma planta”, explica. Atualmente o empreendedor trabalha em vários projetos simultâneos, um deles dentro do presídio de Iraí. “Vamos implantar oficinais de artesanato de bambu para os detentos, dessa forma eles vão conseguir uma colocação no mercado de trabalho”, completa.


Carlos Ciprandi explica sobre os diferentes materiais produzidos com o bambu. Foto: Débora Franke.


Dentro da ONG Instituto Bambu Ka Ha, localizada em Planalto (RS), o ministrante ainda tem como projetos para 2018 a implementação do Jardim Botânico do Bambu e a iniciativa de ensinar os produtores rurais da região a colher a planta e utilizá-la na construção de estufas artesanais de baixo custo. Além disso, Ciprandi promove uma ação que distribui, de forma gratuita, mudas de bambu para cada recém-nascido no Hospital Medianeira, que atende os municípios de Planalto e Ametista do Sul.


A palestra foi uma atividade interdisciplinar voltada para alunos de graduação dos cursos de Engenharia Florestal, Relações Públicas e Jornalismo da Universidade de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (UFSM/FW), no âmbito do projeto de desenvolvimento institucional “Desenvolvimento e disseminação da atitude empreendedora nos alunos de graduação da UFSM”, coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).


Os alunos, acompanhados da professora Melina de Souza Mota, ainda participarão, na próxima semana, de duas visitas ao Museu do Bambu, a fim de complementar os conhecimentos sobre a cadeia produtiva e conhecer mais produtos derivados da planta.


Público alvo foram alunos de graduação da UFSM/FW. Foto: Débora Franke.


bottom of page