top of page

Paixão pelo jornalismo: Caco Barcellos palestra na 14ª Jornada das Licenciaturas da UCEFF

Evento reuniu cerca de 1500 pessoas no último dia.



Com a temática “Escola de vida: educar para inteireza”, a 14ª Jornada das Licenciaturas da UCEFF (Unidade Central de Educação Faem Faculdade) foi realizada na semana passada, no campus de Itapiranga-SC. O evento, que contou com uma programação que incluiu palestras, apresentações culturais da Orquestra de Violões de Itapiranga e de jovens talentos da região, contou com a presença do jornalista Caco Barcellos, que na sexta-feira (6/4) fechou o ciclo de cursos desta edição com a palestra "Superando desafios: o verdadeiro valor da vida".


“Todos os dias quando acordo eu fecho os olhos e faço uma leve meditação... E faço para mim mesmo duas perguntas, sempre com os olhos fechados. Eu quero saber e me pergunto: qual será o meu destino? E quem eu vou conhecer hoje?”. Foram estas as palavras iniciais do jornalista.


Diante de um público de aproximadamente 1.500 pessoas, Caco Barcellos contou histórias vivenciadas por ele nesses longos anos de profissão, além de despertar a reflexão sobre o compromisso de todos, nas mais diversas áreas, diante da realidade de injustiças que o Brasil enfrenta.


Ao final da palestra, ele atendeu ao público e respondeu a algumas perguntas para essa matéria. Barcellos relatou que, para aperfeiçoar-se na área, é preciso ver a realidade da vida dos brasileiros, estar atento às preocupações das pessoas. O jornalista ainda deixa um conselho aos acadêmicos de Jornalismo e recém-graduados: “Persistência”, como a base necessária para seguir esse ramo.


Ademais, Barcellos afirmou que o que lhe faz permanecer atuando na área do jornalismo investigativo é a paixão. “Uma paixão alimentada todo dia em que eu conheço uma pessoa nova, que transmite a confiança dela em mim, se dispõe a conversar comigo, quase sempre para contar o melhor que ela tem do seu conhecimento. Isso é o que mais me estimula, ter essa oportunidade, que é rara, um grande privilégio. Todo mundo, todo dia, conhecer gente nova”.


O ato foi organizado pelo curso de Pedagogia da UCEFF-Itapiranga. O evento é anual, e a próxima Jornada das Licenciaturas (a 15ª) já deverá ser tratada dentro em breve em reunião de colegiado.


Foto 1: Carla Letícia Giehl da Costa.

Foto 2: Amanda Denise da Costa.



bottom of page