top of page

Mesa-redonda sobre exigência do diploma é realizada na UFSM-FW

Na tarde desta quinta-feira, 12, aconteceu no Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, o Pauta 206, evento cujo nome faz referência à Emenda Constitucional (206/2012) que trata acerca da obrigatoriedade ou não do diploma de Bacharel em Jornalismo para o exercício da profissão.


Promovido pelo Departamento de Ciências da Comunicação, a mesa-redonda contou com a participação das jornalistas Larissa Bortoluzzi Rigo e Gherussa Cassol, que expuseram seus pontos de vista a respeito sob mediação da professora Cláudia Moraes, chefe do DECOM, e diante de acadêmicos que compareceram em grande número ao Centro de Convivência.


Foram debatidos os motivos pelos quais a PEC 206 aguarda apreciação do plenário da Câmera Federal até o momento. São situações que vão além da regulamentação e passam até por interesses políticos para a sua aprovação. Também foi comentada a importância de haver na cidade uma sede para levar as demandas tanto dos jornalistas jpá formados quanto dos acadêmicos do curso, estabelecendo e fortalecendo o contato com o Sindicato Patronal.


Para Gherusa Cassol, “a importância de se discutir a PEC 206/2012 vai muito além da formação acadêmica, pois quando o profissional for atuar ele terá a base ética para o exercício da profissão, alicerçado nos conhecimentos da graduação”.


bottom of page