top of page

Alunos da UFSM-FW realizam doações a entidades do município

Ação beneficente foi organizada por representantes de todos os cursos.


Alunos da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, promoveram ações beneficentes na última segunda-feira, dia 16. Os acadêmicos realizaram doações a duas entidades de acolhimento do município, daquilo que foi obtido através da festa Operação Open Bar – A bicharada está solta, realizada na Semana da Calourada 2018 e organizada por estudantes dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Sistemas de Informação e Agronomia, do campus da UFSM-FW.


Uma das entidades escolhidas para destinar as doações foi o Lar São Francisco, que abriga crianças afastadas de suas famílias e que estão aguardando o final de um processo judicial. A casa de acolhimento atualmente comporta crianças entre 1 e 15 anos de idade. Na tarde de doações, as crianças se reuniram para receber brinquedos e objetos de uso pessoal. Segundo a organização, a escolha e a compra dos presentes foram pensadas conforme necessidades específicas dos abrigados. “Entramos em contato com a diretora Adrinara, que nos repassou mais ou menos o que eles precisavam no momento, e então decidimos que não íamos doar diretamente o dinheiro, e sim pensar no presente de cada criança de acordo com a sua necessidade”, salienta Victor da Matta, estudante de Jornalismo e participante da comissão organizadora da festa.


Outro local que recebeu a ação foi a Associação Melhores Amigos dos Animais (AMAA), que atualmente abriga 154 animais, dentre eles cachorros e gatos. Eles receberam 40kg de ração para cães, 90 kg de arroz destinado a alimentação de cães, 20 kg de ração para gatos, além de fardos compactados de produtos de limpeza, como desinfetante, detergente e alvejante, para a limpeza do local que abriga os animais, e para colaborar no cuidado e na assistência que os mesmos já recebem.


“Foi muito gratificante. Não foi só fazer as doações, a gente foi lá, se divertiu e brincou com os bichinhos. Eles pularam, nos sujaram, até rasgaram os sacos de ração enquanto carregávamos, eles estavam felizes, e isso faz a gente feliz”, salienta Tauani Borges, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e organizadora da festa na Semana da Calourada.


De acordo com Priscila dos Santos, acolhedora e cuidadora dos animais da AMAA, boa parte da renda da ONG provém de doações e brechós realizados com o intuito de arrecadar e reverter para as necessidades dos animais. “Agora também estamos coletando e vendendo garrafas pet e latas de alumínio, o que tem gerado mais uma contribuição para eles”, salienta Priscila.


A festa Operação Open Bar – A bicharada está solta ocorreu no dia 9 de março, na Casa Blanca Club e Eventos, e contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas. Foi a primeira vez em que todos os cursos da universidade se uniram de forma independente para a realização de um evento desse porte, que inicialmente não tinha o objetivo de lucro.


bottom of page