top of page

Palestra sobre a midiatização da diáspora venezuelana é realizada na UFSM-FW

Professores promovem projetos para integração de imigrantes venezuelanos na Universidade Federal de Roraima.



Na tarde desta quarta-feira, 25, na Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, aconteceu a palestra intitulada “A midiatização da diáspora venezuelana”. Ministrada pelos professores Leila Baptaglin, formada em Artes Visuais, e Vilso Santi, graduado em Jornalismo, ambos da Universidade Federal de Roraima, foram debatidos a imigração dos venezuelanos e a veiculação de fake news pela mídia a partir desta problemática.


O debate teve embasamento na pesquisa dos palestrantes, que juntaram as Artes Visuais com a Comunicação para a criação de um grupo de pesquisa. Um dos veículos utilizados como exemplo foi o site local, Folha Web, onde veiculou-se a notícia de que 30 mil imigrantes teriam vindo para a cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Essa notícia não possuía nenhum embasamento. Contudo, exerceu grande influência na comunidade.


Além disso, a UFRR oferece grupos de projetos para a integração dos imigrantes venezuelanos. Estes grupos têm como objetivo demonstrar através da arte a capacidade artística de cada um, e também faz com que estes se identifiquem com algo e também se integrar neste novo meio que estão inseridos.

A palestra contou com a presença de cerca de 30 pessoas, incluindo docentes e discentes da UFSM-FW.


bottom of page