Juventude no campo é debatida em palestra na Expofred 2018
A sucessão rural e os jovens no campo foram temas de palestra na manhã desta segunda-feira, 30, promovida pelo Sicredi e proferida por Vanderlei Holz Lermen, idealizador do projeto “Perspectivas para a juventude rural”. O encontro integra a programação do quarto dia da Expofred 2018.
Lermen utilizou como base para a sua palestra os dados obtidos com sua pesquisa para falar sobre a juventude rural e elencar quais são as motivações para os adolescentes permanecerem ou saírem do campo. O agricultor e pesquisador coletou os questionários de mais de 600 jovens estudantes do Ensino Médio, com idades entre 14 e 17 anos. Segundo o palestrante, para os jovens permanecerem no campo é necessário que os pais estimulem o interesse desde cedo. “A sucessão começa desde pequeno, com a criança sendo incentivada a participar das tarefas no campo”, explica. Lermen ainda acrescentou que, além do incentivo dos pais, a participação do governo também é essencial para que o jovem continue morando no campo.
De acordo com os dados do projeto “Perspectivas para a juventude rural”, apenas 35% dos pais incentivam o jovem a permanecer no meio rural, em geral porque consideram a vida na cidade mais fácil. Os jovens que querem ficar no campo somaram 39%, a maioria do sexo masculino.
Analisando estas informações, Lermen percebeu que as cidades que possuem indústria tendem a pegar a mão de obra do interior, diminuindo o interesse do adolescente em permanecer no campo. Após a palestra, foi levantada a possibilidade de ser realizada a pesquisa sobre os jovens do interior do município de Frederico Westphalen, para analisar a real situação do município.