Uma feira que impulsiona o desenvolvimento
- Wellington Felipe Hack
- 2 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
"A Expofred 2018 foi um recorde!". Essa foi a definição do prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, no ínicio da noite dessa terça, 01, feriado do dia do trabalhador. Na coletiva de imprensa que encerrou a 20ª edição da feira multissetorial, estiveram presentes a Comissão Organizadora, políticos locais e trabalhadores.
De acordo com os números apresentados na coletiva, houve um aumento de 35% na comercialização realizada no Parque de Exposições, em relação à edição de 2016, um valor de aproximadamente 21 milhões de reais. Com relação aos negócios encaminhados, o aumento foi de 36%, quase 35 milhões de reais. Um dos setores que mais movimentou os negócios, foi o setor agropecuário, com 13 milhões de vendas, e mais de 16 encaminhado para negócios futuros. Já a Agricultura familiar, um dos destaques da edição, movimentou cerca de 180 mil reais.
De acordo com o prefeito, os números apresentados refletem a importância da Expofred no norte gaúcho, enfatizando que a feira deixou de ser apenas da cidade e tornou-se regional. Panosso, lembrou que, em outras feiras no Estado, o crescimento médio foi de 8% a 9%, e que esse crecimento nas vendas em Frederico mostra que a cidade está na contra-mão da crise.
Ainda sobre a movimentação financeira, os dados fornecidos apontam que 18 milhões de reais em créditos foram liberados pelas coperativas presentes.
Movimentação do público
Os dados sobre a quantidade de pessoas que passaram pelo parque também mostraram um aumento em relação à edição passada. Nos cinco dias de feira, 175 mil pessoas passaram pela feira. A maior quantidade, foi durante os shows nacionais, cerca de 105 mil de visitas. Os eventos paralelos, como os cursos e apresentações artísticas, receberam 2.600 pessoas, segundo estimativas. Os shows do Palco 2 (Lei de Incentivo a Cultura) contaram com um público de 70 mil pessoas, mesma quantidade de pessoas que passaram pelo parque durante a parte diurna da Feira. Já na parte de Exposições, o destaque ficou com a Emater/Ascar, que recebeu mais de 8 mil pessoas para visitação.
De acordo com Simonia de Oliveira, vice presidente da edição 2018, como não há cobrança de ingressos para acessar a Expofred, os números de visitantes são realizados com base na ocupação dos metros quadrados, utilizando-se um drone; e por meio da contagem dos estacionamento, com ajuda da Brigada Militar.
Outros dados devem ser divulgados ao longo do próximo mês, já que alguns expositores não repassaram todos os dados e algumas pesquisas realizadas em parceria com a UFSM FW têm prazos de 15 à 30 dias para serem finalizadas.
