top of page

Grupo de pesquisa da UFSM-FW organiza a 1ª Jornada do Estudo do Discurso

Evento aborda os 50 anos de Maio de 1968 e traz a importância da Análise de Discurso para alunos dos semestres iniciais da comunicação.




A 1ª Jornada do Estudo do Discurso será realizada nos dias 7 e 8 de maio, no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI-FW). Através de uma iniciativa do projeto de pesquisa Discurso, Poder e Políticas da (In)visibilidade, coordenado por Marluza da Rosa, professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen, a 1ª JED aborda o tema “De 1968 a 2018: (in)visibilidade e memória”.


Com o propósito de reunir pesquisadores e estudantes para discutir o período histórico de maio de 1968, também almeja-se apresentar a Análise de Discurso aos estudantes. “A Análise de Discurso ainda costuma ser vista como um método e não como uma teoria ou prática, ou seja, uma forma de ler, interpretar e questionar nossa realidade social”, afirma Marluza. Além disso, o intuito é possibilitar aos estudantes que estão ingressando na faculdade a possibilidade dessa leitura para que desperte o interesse na iniciação científica da área.


Nos dois dias de programação, serão realizadas palestras com professores convidados de outras áreas e instituições. A seção de Comunicação apresenta pesquisas em andamento de estudantes de graduação e pós-graduação. O encerramento da Jornada contará com um cinedebate, mediado pelo professor Fábio Silva, da UFSM-FW.


As inscrições para ouvintes devem ser feitas até o dia 7 de maio, via formulário disponibilizado online (https://docs.google.com/forms/d/1wFi0R1Gc9HmX1vIIHm8En-CXe0dUQg80A1D_-xF0JR8/viewform?edit_requested=true), e o valor simbólico de R$ 10,00 é recebido no local no dia do evento.


Confira a programação: https://sway.com/SFPJNEWgYj5DCyA1?ref=Link.



bottom of page