top of page

II Integra EAS debate inserção dos engenheiros ambientais e sanitaristas no mercado de trabalho

A Semana Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, possibilitou aos estudantes do curso oportunidades diversas para obtenção de conhecimento e experiências.


Nos dias 8, 9 e 10 de maio, aconteceu a II Integra EAS, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Durante os três dias, foram realizados minicursos, palestras e visitas técnicas. Com o intuito de trazer uma visão do mercado de trabalho, foi realizada uma mesa redonda com os egressos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW, Willian Delarmelin, Caroline Mattos da Costa, Elisandro Alexandre e Bruna Sanini, na tarde da última quarta-feira (9).

Os convidados falaram sobre suas experiências como estudantes e agora como profissionais. Além disso, destacaram as dificuldades que encontram neste meio de trabalho como também o quanto a pouca experiência prática durante a graduação afeta no exercício da profissão.

De acordo com Dinei Lazarotto, membro do Diretório Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, uma das propostas da Semana Acadêmica é aproximar os acadêmicos do curso da realidade profissional. Segundo ele, infelizmente percebe-se uma grande dificuldade de inserção do engenheiro no mercado de trabalho.

O evento encerrou nesta quinta-feira (10), com visitas técnicas à Usina Hidrelétrica Foz de Chapecó, em Alpestre, e na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), em Chapecó.


bottom of page