Pequenas propriedades é tema do X Simpósio de Atualização em Agronomia
- Camila Wesner
- 10 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Evento realizado pelo Grupo PET proporciona a acadêmicos e comunidade em geral uma atualização na área, explanando sobre as atividades em alta no mercado.
Alternativas de maior valor agregado nas pequenas propriedades foi o tema tratado no X Simpósio de Atualização em Agronomia, realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. O evento iniciou nesta quarta-feira, 9, no Auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, tendo duração de dois dias e aberto ao público em geral.

Na primeira noite de palestras, foi abordado o estudo de “Fatores de produção, mercado e perspectivas da piscicultura”, ministrado pelo professor Rafael Lazzari. Diretor da UFSM – Campus Palmeira das Missões, onde atua como docente no curso de Zootecnia, ele relata que a piscicultura gera uma rentabilidade muito superior a outras atividades. Além do peixe ser um produto muito valorizado atualmente, devido à busca da população pela sua qualidade de vida, é também uma alternativa de geração de renda principalmente para pequenos produtores. “A piscicultura é um mercado que está aumentando cada vez mais, tanto na região como no Brasil todo, então é, sim, uma oportunidade de trabalho”, ressalta Lazzari. Cada vez mais, a área demanda pessoas que conheçam e saibam como criar. Por isso, para estudantes da Agronomia, é uma atividade importante e em crescimento.

Relevante também foi a abordagem feita pelo professor e Diretor do Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen, Carlos Guilherme Trombetta, que falou sobre a “produção de mel: instalação e cuidados da atividade”. A polinização, papel exercido pelas abelhas e crucial para a renovação e desenvolvimento de frutos e flores, cada vez mais é prejudicada pelo seu maior inimigo, o homem. O agrônomo é o personagem principal na produção do país, “juntamente com o exercício de produzir grão, o profissional também pode produzir a abelha para que esta seja polinizadora dos produtos que são desenvolvidos por ele mesmo”, ressalta Trombetta, sobre a associação do curso com as abelhas.
A importância desses temas trazidos no X Simpósio deve-se à grande incidência de pequenas propriedades e produtores, tanto na faculdade como na região. “Como universidade, nos vemos com o compromisso de dar um retorno para a sociedade em geral e promovemos atividades como essa”, afirma a integrante do PET, Fernanda Marcolan de Souza. Muitos acadêmicos inseridos na academia vêm dessa cultura de produção, o que afirma a necessidade de maiores estudos sobre novas rentabilidades e, futuramente, o crescimento das atividades rurais.
Este ano, o simpósio possui expectativa de 200 participantes, o que impulsiona o trabalho desenvolvido dentro da faculdade para que continue a pesquisa por novos conteúdos. Na quinta-feira, 10, serão abordados assuntos sobre “Desafios e perspectivas da produção de tomate na agricultura familiar”, pela Engênheira Agrônoma Daniele Fontana, professora da UFSM-FW, e também uma mesa redonda com o professor Igor Senger, Vice-diretor da UFSM-FW, Márcio Girardi (Sicredi Alto Uruguai RS/SC) e Carlos Roberto Olczevski (EMATER/RS), que abordarão o tema “Créditos e alternativas para pequenas propriedades”.




Posts recentes
Ver tudoCircuito de kart em Frederico Westphalen é palco de grandes disputas e envolve pilotos e campeonatos dos três estados do sul do Brasil....