Meditação acontece na UFSM-FW
Promovidos pelo Núcleo de Apoio à Saúde (NAS), encontros mensais para a prática de meditação e técnicas complementares passam a fazer parte da realidade da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, tal como já acontece há algum tempo no campus-sede. Lá, segundo a nutricionista Caroline Dourado, “já existe o espaço alternativo, onde já são feitos exercícios como meditação, reiki, pilates, entre outros, que desenvolvem essa questão da promoção qualidade de vida. No Campus de Frederico, nós queremos trazer esse bem-estar também. Já começamos com a ginástica laboral este ano, e agora iniciamos a primeira turma de meditação".
As aulas serão ministradas pelo professor e presidente do grupo Conexão Delta, Luciano Pazuch, em parceria com o NAS. E a primeira delas foi realizada nesta quarta-feira, 9 de maio. A atividade teve início às 9 horas, no Centro de Convivência, e contou com a presença de 25 servidores.
Um dos enfoques da atividade, segundo Caroline Dourado, é a promover a saúde e a qualidade de vida para os servidores e a comunidade acadêmica, estimulando o alívio do estresse e expansão dos sentidos.
A meditação tem sido considerada uma espécie de terapia complementar, que deve ser realizada de forma conjunta com os demais tratamentos, sempre levando em consideração a gravidade do caso, conforme salienta Laís Piovesan, psicóloga do campus. Alguns estudos recentes indicam que a meditação afeta a produção de neurotransmissores e hormônios, aumentando a liberação daqueles associados ao prazer e bem-estar e reduzindo aqueles associados ao estresse e à dor.
"Às técnicas abordadas serão shiatsu, aromaterapia, reflexologia, reiki, e a meditação propriamente dita, que chamamos de consciência apometria, que é a individualização da informação de cada um dentro de si, assim podendo despertar o seu melhor", enfatiza o professor.
As aulas serão desenvolvidas na primeira quinta-feira de cada mês, e estão programadas para até o final deste ano. As inscrições para formação de outras turmas já estão sendo planejadas pelo Núcleo, devido à procura ter sido demasiadamente grande.