top of page

Inovação e cultura em um só lugar

Parceria entre Sesc, URI e UFSM-FW traz três dias de cinema para Frederico Westphalen.


A busca pela disseminação da cultura local, nacional e internacional movimentou o público de Frederico Westphalen, com a II Mostra Internacional de Cinema #PartiuCinema, realizada dos dias 14 a 16 de maio no Cine Floresta, espaço cedido pela Catedral de Santo Antônio. O evento, que é uma parceria entre o Sesc, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e a Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), tem o objetivo de proporcionar aos alunos das escolas municipais e estaduais da cidade a possibilidade de vivenciar a magia do cinema.


A iniciativa surgiu do Mestrado de Letras da URI, com o projeto de extensão Partiu Cinema, coordenado pela professora Rosangela Fachel, que, por meio de uma nova perspectiva, consolidou o segundo ano do evento juntamente com a cartela de filmes do Cine Sesc e a exibição de curtas-metragens premiados do “Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores de Frederico Westphalen e região”, projeto de extensão da UFSM-FW coordenado pela professora Cláudia Moraes.


A integração dos projetos busca dar maior visibilidade aos produtos audiovisuais desenvolvidos nas universidades e também promover a cultura nas escolas desde a infância e para o público em geral. A primeira edição, realizada em setembro de 2017, contou com 600 espectadores e, este ano, em torno de 1.000 espectadores passaram pelo local. O diferencial deste ano é a exibição do documentário “Central” e debate com a diretora Tatiana Sager.


O intuito do projeto de extensão é levar para a comunidade o conhecimento produzido dentro da universidade, tendo o interesse de realizar uma ação transformadora. “Os três projetos dialogam, pois tratam da linguagem audiovisual. O ideal é que a gente se integre e tente fazer com que cada vez mais um alimente o outro”, afirma Rosangela Fachel.


A parceria das três entidades, para a Agente de Cultura e Lazer do Sesc, Clei Giehl, é o resultado de um novo projeto que se instaura no município. “Muito mais que pensar quem está realizando, é pensar no que estamos proporcionando ao município. São três propostas diferentes, unidas em uma só, e quem ganha com isso é a sociedade”, relata Clei. Toda a estrutura de equipamentos, incluindo uma tela de cinema de oito metros, é disponibilizada pelo Sesc. A organização do local é feita em conjunto por bolsistas e voluntários dos projetos de extensão das duas universidades.


Como agente cultural de todo o país, o Sesc é de grande valia para produções culturais de pequeno porte como os projetos integrantes, tornando-os mais visíveis e proeminentes. Quanto ao Vídeo Entre-Linhas, trata-se de um projeto cujo nome “se deve ao fato de fazermos exibições nas linhas trabalhadas, não só do que foi produzido pelos alunos da localidade, mas também as demais atividades, entrelaçando as linhas”, esclarece a professora da UFSM-FW Janaína Gomes. Em uma das amostras do curta-metragem “A Alma”, estavam presentes no Cine Floresta os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias que produziram o curta, premiado no Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest) em Santa Maria.


Além deles, estudantes de outras escolas também puderam assistir à exibição e se inspirar com crianças de sua idade, além de despertar a imaginação de cada um, tendo a capacidade de perceber pontos próximos da linguagem audiovisual de filmes mais renomados. Assim, consolida-se o nome Entre-Linhas, produzindo filmes para estudantes de todos os locais, dando renome e instigando a produção e realização de novos projetos.


A II Mostra Internacional de Cinema #PartiuCinema finalizou suas atividades com a exibição do documentário “Central – O poder das facções no maior presídio do Brasil” dirigido por Tatiana Sager. A inspiração para as telonas deu-se a partir do livro-reportagem “Falange Gaúcha” (2008), do repórter e colunista Renato Dorneles.


bottom of page