A universidade e a extensão
- Daiana Hilgemann
- 21 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
Na manhã de sexta-feira, dia 18 de maio, ocorreu no Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, uma reunião com o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho. Promovido pelo Gabinete de Projetos (GAP) da UFSM-FW, o encontro buscou estabelecer uma conversa com servidores e alunos sobre a extensão universitária, como ela acontece, suas características e seus propósitos - enfim, com o intuito de esclarecer ‘’o que é extensão’’.
E como Flavi ressaltou, é um planejamento de algumas ações extensionistas que serão realizadas junto a um público específico. É a interação dialógica entre a sociedade e a universidade tendo uma troca, a interdisciplinariedade, interprofissionalidade. Tenta-se fazer que mais de uma disciplina participe da ação extensionista, e que tenha também profissionais de diversas áreas trabalhando para uma mesma ação. A extensão está ligada à pesquisa e ao ensino, e esses três eixos se complementam para que haja um impacto para com a formação do estudante, para que a extensão não perca o seu sentido, e faça sim uma transformação na sociedade em que atua, e mantenha seu comprometimento.
Lembrando que a extensão pode ser classificada como programa de extensão, projeto de extensão, curso de extensão, evento de extensão e serviço de extensão, mas todos esses meios têm os mesmos princípios básicos em seu formato.
Posts recentes
Ver tudoCircuito de kart em Frederico Westphalen é palco de grandes disputas e envolve pilotos e campeonatos dos três estados do sul do Brasil....