ZH na Faculdade: bate-papo sobre jornalismo reúne dezenas de alunos na UFSM-FW
- Natália Menuzzi
- 24 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Na 10º edição do ciclo de debates, a coordenadora de produtos digitais Juliana Jaeger desembarcou em Frederico Westphalen.

Compartilhar experiências e proporcionar a troca de conhecimento. Essas são as principais motivações do ZH na Faculdade, evento que acontece anualmente, no mês de maio, em que é comemorado o aniversário do jornal Zero Hora.
O roteiro, que envolve muitos quilômetros, e passa por todas as universidades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, é marcado pela conversa sobre diferentes abordagens na profissão, bem como o futuro do jornalismo no mundo.
Na 10º edição do ciclo de debates, a coordenadora de produtos digitais da GaúchaZH Juliana Jaeger desembarcou no município de Frederico Westphalen para uma conversa com os alunos da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW).

Durante o momento, que ocorreu na tarde de quarta-feira, 23, Juliana falou sobre a unificação da Gaúcha e da Zero Hora nas plataformas digitais, que desde de setembro de 2017 tornou-se GaúchaZH. Além disso, explicou sobre o funcionamento adotado nos portais do Grupo RBS, e apresentou um feedback sobre a audiência das plataformas digitais e a importante relação de aproximação com o seu público, para que sejam abastecidos com qualidade de informação.
No que diz respeito ao ZH na Faculdade, tudo começou, no entendimento de Juliana, com a necessidade de troca. “Entender o que estava acontecendo com as pessoas que estavam na universidade, quais os anseios e as dúvidas delas, e como os profissionais de Zero Hora poderiam ajudar. Nós queremos trazer o que estamos fazendo, mostrar para os alunos os espaços que as empresas de mídia estão dando para o futuro, e principalmente o que está acontecendo no mercado lá fora”, comenta a coordenadora, que também já atuou como redatora e repórter do portal Terra, além de editora no próprio jornal Zero Hora, tanto em sua versão impressa como na digital.
O evento, que aconteceu no Centro de Convivência do campus, e teve a participação de dezenas de alunos, também contou com a apresentação do concurso Primeira Pauta, que seleciona cinco estudantes para um curso de formação na redação do jornal Zero Hora. Acadêmicos de jornalismo de todas as universidades do estado podem participar.
Para os alunos, receber profissionais da área é motivador. Além disso, traz energia para as universidades. “Proporcionar esse tipo de bate-papo no ambiente acadêmico faz com que a gente se inspire cada vez mais com a profissão e com o jornalismo em si, e é exatamente disso que a gente precisa”, comenta Débora Franke, acadêmica do 3º semestre do curso de Jornalismo da UFSM-FW.


Posts recentes
Ver tudoCircuito de kart em Frederico Westphalen é palco de grandes disputas e envolve pilotos e campeonatos dos três estados do sul do Brasil....