top of page

UFSMFW recebe mostra nacional de filmes


O público teve acesso a cinco filmes durante a Mostra. Foto: Luísa Haas.

Na manhã de quinta-feira (16), o Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, foi o palco para exibição de obras do cinema independente nacional. A Mostra do Filme Livre é um projeto que seleciona filmes independentes, e proporciona a valorização do cinema brasileiro. No Campus da UFSM, o evento foi promovido pelo projeto de extensão Vídeo Entre-Linhas, que além de levar conhecimento audiovisual para jovens da região, também é um cineclube, que propõe movimentos culturais e mostras. Para a coordenadora do projeto, professora Cláudia Herte de Moraes, a promoção de eventos como a Mostra do Filme Livre possibilita uma reflexão social, por trazer temas referentes às diferentes realidades brasileiras.


Na ocasião, o público pode assistir a cinco obras que traziam temas relevantes para o cenário social atual. São elas: Historiografia - Direção de Amanda Pó, SP; Travessia - Direção de Safira Moreira, RJ; Corpostyledancemachine - Direção de Ulisses Arthur, BA; A paz ainda virá nesta vida - Direção de Isabella Geoffroy e Nícolas Bezerra, RJ; A retirada para um coração bruto - Direção de Marco Antônio Pereira, MG; Talaatay Nder - Direção de Chantal Durpoix, BA. Após os filmes, ocorreu um momento de debate e reflexão.


Debate sobre os filmes teve participação de professores e alunos. Foto: Ariel Stival.

O estudante de jornalismo João Marcelinno disse que deseja que a mostra cresça ainda mais, porque, para ele, “é desse modo que nós podemos atingir uma maior visibilidade e talvez diminuir os problemas apresentados nas obras cinematográficas”. O acadêmico também afirma que um vídeo curto de apenas 10 minutos é capaz de tocar o sentimento do público, assim contribuindo para uma sociedade mais justa e sem a disseminação de preconceitos.


bottom of page