top of page

Simpósio Internacional de Comunicação reúne pesquisadores na UFSM-FW

O evento reúne comunicadores de diferentes estados brasileiros

Grupos de trabalho reuniram apresentações de pesquisadores de várias universidades. Foto: Ariel Stival

Na quarta-feira (22), foi realizado o primeiro dia do Simpósio Internacional de Comunicação (SIC). O evento, organizado pelo Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) da UFSM-FW, ocorre dos dias 22 a 24 de agosto, com o tema “Alteridade e Práticas Sociais”, que abrange reflexões acerca da vivência em grupo e em relação com o “outro”. Para a acadêmica de jornalismo Laura Bucholz, o simpósio é muito importante para conhecer novos assuntos de pesquisa e pesquisadores de diversos lugares do Brasil, assim, conhecendo novas ideias.


A primeira palestra que o público pode prestigiar foi sobre a diversidade nas organizações, que como afirma a coordenadora do DECOM, professora Cláudia Herte de Moraes, “o tema cria uma cultura de tolerância e diversidade nas organizações de modo geral”. A palestra foi realizada por Ricardo Sales, doutorando da pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Segundo Ricardo “é fundamental que as universidades abram as portas para discutir gênero, raça, questões LGBTs, pessoas com deficiência... Debates que estão entre os grandes assuntos da atualidade”.


O primeiro dia de simpósio também contou com a apresentação de grupos de trabalhos, apresentações culturais e coffee break, para que os participantes tivessem um momento de troca de ideias. O SIC, que é um evento que ocorre a cada dois anos, realiza troca conhecimento entre os já formados e futuros profissionais da área de Comunicação Social.



bottom of page