Mostra do Filme Livre finaliza sessões na UFSM-FW
Estudantes do campus assistiram ao longa "Fernando". Foto: Daniel Ribeiro
Na tarde desta quarta-feira (29), foi realizada, no Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen, a segunda sessão da MFL (Mostra do Filme Livre), com foco nas produções alternativas, cuja produção se dá, na maior parte, sem uso de verbas públicas ou patrocínio. As mostras são realizadas anualmente, em todo o Brasil. Neste ano, os filmes levam a debate questões sociais, e visam sempre enaltecer o cinema brasileiro.
A mostra reúne vários cineclubes no Brasil, sendo trazida ao Campus FW pelo também participante da MFL, o Projeto de extensão Vídeo Entre Linhas, coordenado pela Prof.ª Cláudia Herte de Moraes. Nessa última mostra, o longa livre exposto foi o filme “Fernando”, que possui direção de Igor Angelkorte, Julia Ariani e Paula Vilela, do Rio de Janeiro-RJ. Para a professora Claudia, a principal mensagem passada pelo longa é “que a gente deve colocar dedicação, amor e vontade naquilo que queremos fazer, não se pode desistir mesmo que as dificuldades sejam aparentes”.
As sessões da MFL chegaram ao final este ano, mas o Projeto Vídeo Entre Linhas vai continuar promovendo exposições de produções próprias, já que, ao todo, o projeto reúne mais de 30 obras produzidas pelos jovens de escolas da região.