top of page

Horário de verão é adiado para dia 18


Ministério da Educação havia solicitado mudança na data por causa da realização do Enem


A data de início estava prevista para 4 de novembro, mas foi adiada a pedido do Ministério da Educação para não prejudicar os estudantes que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 4 e 11 do próximo mês.


A decisão foi tomada ontem pelo presidente Michel Temer. A mudança foi solicitada também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados.


Os estados que aderem à mudança são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.


A confusão com a data para início do horário de verão aconteceu porque, na decisão da data do Enem, técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (Inep) não consideraram um decreto que havia sido editado pela Presidência no ano passado, decidindo o início do horário de verão no primeiro domingo de novembro.


Com a percepção de que as datas se coincidiam, o MEC enviou um ofício à Presidência requerendo o adiamento da mudança para não atrapalhar os envolvidos com a realização da prova. Mesmo com a mudança, o término do horário de verão foi mantido, no dia 16 de fevereiro de 2019. Com isso, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.


bottom of page