top of page

Mais de 52 mil eleitores da região devem votar


Foto: divulgação

No próximo domingo, 07, serão realizadas, em todo o país, as eleições para definir novos senadores, deputados federais, deputados estaduais ou distritais, governador e presidente da República. Ao todo são mais de 28 mil candidatos que tentam se eleger ou se reeleger, para 1.654 vagas. Ao todo, o Brasil possui aproximadamente 147 milhões de eleitores aptos a votar no pleito deste ano.


A Zona Eleitoral 94, sediada em Frederico Westphalen, conta com 52.895 eleitores distribuídos nos municípios de Vista Alegre, Palmitinho, Caiçara, Iraí, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra, Pinheirinho do Vale e Frederico Westphalen. Assim como em outros municípios brasileiros, nem todos os eleitores desta zona eleitoral estão aptos a votar nessas eleições, pois aqueles que não realizaram a biometria estão com seus títulos eleitorais cancelados, até sua regularização. Apenas em Frederico e Iraí ainda não foi realizada biometria, portanto nesses municípios não houve cancelamentos.


Segundo a Justiça Eleitoral, a Zona Eleitoral 94 contará com 242 seções, envolvendo 968 pessoas que irão trabalhar no pleito. Em cada seção, quatro pessoas foram escaladas para prestar serviço durante a votação. No primeiro turno, são convocados os presidentes de seção, primeiros mesários, segundos mesários e secretários. Se houver necessidade de segundo turno, somente o presidente da seção e os mesários serão convocados.


Em todo o país, por decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário da votação será mantido igual às últimas eleições. A votação deverá ocorrer das 8h até as 17h no horário local de todas as Unidades de Federação. A apuração dos votos acontecerá após o encerramento das votações, e compete às juntas apuradoras, nomeadas por juízes das Zonas Eleitorais para as eleições sob sua jurisdição. Os resultados são enviados aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos respectivos estados. A finalização da apuração para Presidente da República é de competência privativa do TSE, com base nos resultados remetidos pelos TREs.



bottom of page