top of page

UFSM-FW recebe os aprovados no SISU 2019 para confirmação de vaga


Nesta segunda-feira (04) os alunos selecionados na Chamada Regular do SISU 2019/1 se dirigiram até a UFSM - Campus Frederico Westphalen, para a confirmação de vaga e matrícula.


Este é o primeiro ano em que as confirmações de vagas da Chamada Regular foram realizadas no Campus de Frederico Westphalen, pois nos anos anteriores todos os alunos selecionados efetuavam suas matrículas diretamente no campus Sede, na cidade de Santa Maria.


O vice-diretor do campus, Igor Senger, comemorou a realização das confirmações de vaga no município. “Isso facilita que toda população, principalmente regional, esteja mais próxima do campus e possa vir conhecer nossas estruturas, conversar com professores e coordenadores de cursos e já ter um primeiro contato aqui com as nossas instalações e os nossos servidores.”, afirma.


O campus frederiquense da Universidade Federal de Santa Maria ofertou 305 vagas no primeiro semestre de 2019, distribuídas entre os cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação.



DCE-FW mobiliza campanha de Matrícula e Hospedagem Solidária

Em 2018, membros do Diretório Central de Estudantes da UFSM-FW (DCE-FW) criaram a campanha de Hospedagem Solidária, desenvolvida com o objetivo de acolher os calouros que vinham de outros municípios. Desse modo, os voluntários sediam um espaço em suas casas para os novos estudantes, até que eles encontrassem um local para residirem.


Percebendo a grande demanda no ano passado, a campanha não só foi retomada no primeiro semestre deste ano, como também contou com a adesão da Matrícula Solidária, que foi criada pesando nos estudantes que não possuem condições financeiras para vir até o município efetuar sua matrícula e entregar os documentos.

A matrícula solidária é realizada com os documentos e procuração do aluno, assim, um representante pode realizar a matrícula sem que o calouro esteja presente. Contudo, a matrícula solidária é válida apenas para os alunos que não se encaixarem nas cotas L2, L6, L9, L10, L13 e L14 pois essas têm a necessidade da auto declaração, com indígenas, negros e pardos.



O coordenador de comunicação do DCE-FW, Kawê Veronezi, confirmou o sucesso da campanha. “Pessoas de outros campis estão vindo nos procurar, perguntando se a campanha também funciona em Palmeira das Missões ou em Santa Maria”, afirma. Infelizmente a campanha é realizada apenas no campus de Frederico Westphalen, pois, mesmo o DCE sendo um núcleo geral, cada um possui suas demandas específicas que a serem trabalhadas.


A campanha de Matrícula e Hospedagem Solidária continuará sendo realizada durante as chamadas orais, em março. Calouros que precisam do serviço, ou interessados em participar como voluntários, devem entrar na página do DCE-FW no Facebook e preencher um formulário de participação.




bottom of page