top of page

Cine Com(vida) retorna suas atividades em 2019


O filme escolhido para o primeiro Cine Com(vida) foi Meu Nome é Ray, longa que aborda a temática de identidade de gênero.

Foto: Daiane Pereira

Nesta terça-feira (09), no Centro de Convivência da UFSM-FW, o projeto Promoção da Saúde Mental No Campus retornou com às suas atividades relacionadas ao Cine Com(vida). Exibindo o filme "Meu Nome é Ray", longa que traz em seu enredo a história Ray, um adolescente transsexual que está passando pelo processo de transição de gênero, o Cine abordou o tema identidade de gênero em sua primeira edição do evento no ano de 2019.


O projeto desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) juntamente com Núcleo de Apoio à Saúde (NAS) visa desenvolver ações que contribuam para o bem estar e satisfação dos acadêmicos dentro da universidade, além de fortalecer os vínculos entre toda a comunidade acadêmica dentro desse espaço. A psicóloga Laís Piovesan (32), atual coordenadora do projeto enfatizou um pouco sobre a importância de debater sobre assuntos de cunho social na universidade: “O Cine Com(Vida) traz diversas temáticas que nós consideramos importantes para o ambiente universitário, questões sociais que muitas vezes não são discutidas em outros espaços no âmbito acadêmico”.


Um dos convidados para participar do debate sobre o longa-metragem foi Joe Carneiro (26), estudante do curso de enfermagem da UFSM-Palmeira das Missões. O acadêmico contribuiu com o tema, debateu e respondeu diversas questões e dúvidas relacionadas a identidade de gênero com os estudantes presentes no evento, agregando na discussão sobre o filme e discorrendo sobre suas experiências pessoais: “Estar aqui como estudante no ensino superior é uma vitória porque eu posso passar a minha vivência para os colegas”, enfatizou.


bottom of page