top of page

Alunos da UFSM-FW são destaque na JAI 2018


O reitor Paulo Burmann e o vice reitor Luciano Schuch, na entrega dos prêmios para os 40 melhores trabalhos da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), no campus de Santa Maria, no dia 4 de Abril. Fonte: Foto Divulgação - Gabinete do reitor UFSM

A 33ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, que aconteceu em outubro de 2018 rendeu bons frutos ao campus de Frederico Westphalen. Dos diversos trabalhos apresentados, 2 trabalhos de pesquisa e um de extensão de alunos da universidade ganharam destaque.


Luís Klein (22) e Bruna Dal’Pizol (21), alunos do curso de agronomia foram os representantes da área da pesquisa. Para essa categoria a UFSM Sede seleciona as 40 melhores apresentações de trabalhos do Salão de Iniciação Científica e da Mostra de Ensino da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Os trabalhos do campo científico terão como responsabilidade representar a UFSM na Jornada Nacional de Iniciação Científica em Campo Grande - MS e os de extensão no 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul em Florianópolis - SC, ambos eventos no mês de julho.


Luís, apresentou o trabalho "Dissimilaridade genética entre genótipos de aveia preta" que vem sido desenvolvido desde 2016 pelo Laboratório de Melhoramento Genético e Produção de Plantas do campus UFSM-FW e busca desenvolver cultivares de aveia preta adaptadas para a região Norte do Rio Grande do Sul. “Eu recebi a notícia por e-mail e fiquei muito feliz, participei de todas as JAI desde que entrei na universidade e pela primeira vez eu fui selecionado como um dos melhores trabalhos. Vejo como uma forma de reconhecimento por todo o estudo e dedicação. Sou grato ao Dr° Prof° orientador do trabalho Volmir Marchioro e aos colegas de laboratório que me ajudaram para que o seu desenvolvimento fosse possível” diz ele. O seu orientador também se mostrou muito satisfeito com essa conquista “Meu sentimento por estar entre os melhores é de muito orgulho e agradecimento a toda a equipe do LMGPP.


A aluna Bruna, foi selecionada com o trabalho “Atividade residual de 2,4-D no solo”, que foi realizado com o auxílio de toda a equipe de estagiários do laboratório de biologia e controle de plantas daninhas e orientação do Dr° Prof° Diecson Silva. A discente comenta sobre ser uma das escolhida: “É gratificante ter o reconhecimento do trabalho, pois o tempo que investimos na pesquisa não foi pouco. Saber que veio um retorno e um reconhecimento é sensacional. E além disso tem essa responsabilidade de representar a UFSM em um congresso, sabemos que realmente estamos no caminho certo”.


Aluna do curso de jornalismo, Simone Phillipsen (21), foi selecionada pelo Gabinete de Projetos junto à Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus-FW, com o trabalho ”Projeto Vídeo Entre-Linhas formação de jovens realizadores de Frederico Westphalen e região, e a produção de curtas-metragens”. Sendo o único trabalho de extensão selecionado no campus de Frederico Westphalen, Simone fala sobre a sua importância “Tudo o que a extensão produz tem impacto direto na sociedade, a extensão acaba não ganhando tanto reconhecimento quanto a pesquisa mas nós nos dedicamos e trabalhamos muito também. Por isso me sinto orgulhosa de representar a universidade nessa área. Isso demonstra que o nosso trabalho valeu à pena e que a extensão também é importante no meio acadêmico”.


O seu orientador Dr° Prof°Joel Guindani comenta que “É um sentimento compartilhado com os demais coordenadores do projeto, sobretudo com as professoras Cláudia e Janaína, que coordenam o Entre-linhas há 10 anos”. A atual chefe de departamento do DECOM, Dr° Prof° Cláudia Herte de Moraes, foi coordenadora do projeto até o ano passado, explica um pouco sobre “ O projeto é realizado nas escolas de Frederico Westphalen e região, oferece oficinas de audiovisual para crianças e jovens de 11 a 17 anos. Os monitores são alunos dos cursos e comunicação do campus FW e auxiliam no processo de produção de conteúdos audiovisuais. Fico contente com esse reconhecimento do trabalho da Simone e do projeto como um todo, é algo que estamos recebendo ao longo do tempo".


Com muita ansiedade os alunos aguardam o próximo evento que irão apresentar seus respectivos trabalhos. Luís expressa “Empenho e dedicação não irão faltar para que o nosso campus seja reconhecido”, Bruna é sincera quanto a situação do campus mas mantém o otimismo “Não possuímos muita infraestrutura ainda aqui, porém a vontade de realizar as coisas é maior então sempre damos um jeito” e Simone complementa “A UFSM-FW será muito bem representada”.



bottom of page