Reitor da UFSM virá ao campus FW debater o futuro da universidade
Na próxima segunda-feira, 19 de agosto, às 10h, o reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, participa da 1ª Assembleia do Fórum Permanente em Defesa da Universidade Pública, no campus Frederico Westphalen. A assembleia é aberta a toda comunidade acadêmica e tem como tema os cortes orçamentários na instituição e o programa Future-se, do governo federal, que está sendo discutido em todas as universidades e institutos federais.
Foto: Jeferson Dellarmelin/ Arquivo Agência da Hora
Nos debates realizados pelas categorias de docentes, técnicos e estudantes, o Future-se é considerado porta de entrada para a privatização do ensino público, tirando a autonomia universitária e tendo inúmeros pontos controversos e nebulosos. Análise jurídica feita pelo escritório que assessora a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM/Andes) concluiu que “o programa ‘FUTURE-SE’, até o momento com conteúdo bastante vago e indeterminado, representa projeto com impacto bastante significativo para as IFES, sendo possível cogitar de consequências não apenas para as que aderirem, mas também para as que optarem por permanecer na sistemática atual.”
O Fórum Permanente em Defesa da Universidade Pública, criado em maio de 2019, em função dos cortes financeiros anunciados pelo governo federal, retoma, com essa agenda com o reitor, as mobilizações iniciadas no primeiro semestre. O movimento apoiou e participou, junto com as entidades representativas dos segmentos da universidade, das atividades de mobilização realizadas no dia 13 de Agosto - Dia Nacional de Greve pela Educação - no campus da UFSM em Frederico Westphalen. Outras atividades estão previstas para as próximas semanas.
Contatos com o Fórum pela página: www.facebook.com/forumUFSMFW
*Ascom UFSM