top of page

Projeto de Extensão da UFSM/FW lança documentário em parceria com imigrantes venezuelanos

A situação atual do fluxo migratório no mundo se depara com a realidade de uma crise humanitária na Venezuela, reconhecida pela ONU em 2018. Conforme os dados da Plataforma Regional de Coordenação Interagências de 2019, até cinco de outubro somaram 4.486.860 venezuelanos fora de casa – imigrantes, refugiados e requerentes de asilo em outros países –, no Brasil, até 31 de agosto, 212.441 estão em situação de refúgio ou como imigrantes, e entre abril de 2018 a julho de 2019, 12.048 venezuelanos foram realocados para outras cidades brasileiras por meio do programa de interiorização. O destino de algumas dessas pessoas? Município de Chapada (RS), noroeste gaúcho, que se voluntariou em 2018 para receber 52 refugiados venezuelanos.

A partir dessa realidade, desenvolveu-se ao longo de 2019 um documentário em parceria com os imigrantes, por meio do projeto extensão da UFSM, FW, “Comunicação e refugiados venezuelanos no Norte do Rio Grande do Sul: a interculturalidade por meio do audiovisual”. Além de oficinas teórico-práticas de audiovisual e documentário, os imigrantes realizaram a construção de um roteiro definido a partir de suas necessidades, sendo mais tarde captado pela equipe do projeto.

O lançamento do documentário “5000km: Uma jornada de esperança”, acontece às 9h00 do dia 13/11, no Cine Globo Frederico, em Frederico Westphalen (RS). Após a exibição do filme haverá uma mesa debate sobre o documentário e a questão dos fluxos migratórios. A entrada é gratuita e os lugares são limitados, exige-se inscrição por meio do formulário: www.bit.ly/2PNq6aT. O evento integra o II Fórum de Direitos Humanos da UFSM. Apoiadores do projeto: Observatório de Direitos Humanos da UFSM; CRAS – Chapada/RS; Cine Globo Frederico; Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM). Confira o teaser: https://www.youtube.com/watch?v=zX7k2kY50Z4.

As captações do documentário aconteceram em Chapada- RS. Foto: Divulgação



bottom of page