Estudo do governo afirma que Coronavírus avança em ritmo ameno no RS
O número moderado de casos ocorre devido ao isolamento social
Ainda é preciso ter muita cautela pois a doença está apenas em estágio inicial. Foto: Divulgação.
O Governo do Rio Grande do Sul divulgou na quinta-feira, 9, um diagnóstico sobre o efeito que o distanciamento social está gerando no combate a pandemia do Coronavírus. Desde que surgiu o primeiro caso no estado já se passou um mês e o ritmo de propagação está baixo, relativamente parecido com o Japão.
Segundo estimativas do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), três situações poderiam ocorrer no Rio Grande do Sul, na pior das hipóteses, com a velocidade de contágio extrema, assim como ocorre na Itália, seriam 4,3 mil gaúchos infectados. Em um cenário intermediário, assim como é na França e Espanha, seriam 3,5 mil casos. Já em uma situação mais moderada, apenas 245 gaúchos estariam infectados, algo que não está ocorrendo apesar dos bons resultados. Um mês após o 50° caso da doença, o Japão tinha 620 doentes e 15 mortos, já o RS nesse mesmo período tem 640 casos e 15 mortes.
Desde o dia 23 de março, por determinação do Ministério da Saúde, o Brasil só vem testando os casos considerados graves, o que prejudica a análise dos dados. Outro fator arriscado nessa comparação é fato do RS contar com 11 milhões de habitantes enquanto o Japão possui 127 milhões. O futuro ainda permanece incerto levando em conta que é pra ocorrer um grande crescimento de infectados durante o fim de abril e início de maio.